O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e o secretário da Educação, Herbert Lima, visitaram, na manhã desta quarta-feira (01/09), quatro escolas municipais para acompanhar de perto a retomada das aulas presenciais. A última aula presencial, nas escolas municipais, havia sido realizada no dia 16 de março de 2020, há 533 dias.
As visitas aconteceram no Centro de Educação Infantil (CEI) Tereza Rodrigues dos Santos, no bairro Novo Recanto; na Escola Dinorah Thomaz Ramos, no Centro; na Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina e no anexo do CEI Dolores Lustosa, no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro.
“Eu estou muito impressionado com a organização das escolas, a preocupação dos profissionais, e com a alegria dos estudantes de todas as idades por estarem de volta à escola. A gente sabia que a Secretaria da Educação estava desenvolvendo protocolos, mas nada como ver in loco. Eu saio daqui mais tranquilo e confiante de que nós vamos ter um recomeço de ano letivo com tranquilidade, garantindo aos meninos não só conhecimento, mas também a socialização”, afirmou Ivo Gomes.
As escolas municipais, que funcionarão com 50% da capacidade de atendimento, passaram por adaptações na estrutura, com a instalação de pias em locais mais acessíveis, abertura de janelas para garantir boa circulação do ar, demarcações no piso e ambientes, reorganização das salas com distanciamento das cadeiras e instalação de totens com álcool em gel. Para os estudantes e profissionais também foi disponibilizado equipamento de proteção individual, como máscaras e garrafas para água.
O prefeito falou também sobre a importância de receber de volta os estudantes nas escolas depois de dezoito meses. “Levando em consideração a capacidade das escolas de manter os protocolos nos padrões internacionais, a gente achou que era mais arriscado, hoje, os adolescentes e crianças estarem em casa ou na rua do que dentro da escola. Eu estou muito feliz e aliviado, mas vamos continuar vigilantes”, comentou.
Foi garantida a imunização com as duas doses da vacina contra a Covid-19 para todos os profissionais da educação de Sobral. As escolas municipais irão auxiliar no cadastro de todos os estudantes a partir de 12 anos no VacinaSol, para que possam ser vacinados nos próximos dias.