quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Estudantes de Sobral conquistam 102 premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Os estudantes de Sobral conquistaram 102 premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 13 medalhas de bronze e 85 menções honrosas. Além disso, Sobral teve ainda 2 escolas premiadas com diploma, e 5 cinco com diplomas e livros de apoio à formação matemática.

Foram premiados com o ouro, os estudantes Matheus Brenno Silva Lima, da Escola em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes; e o estudante Kauan Gomes Cordeiro, da Escola em Tempo Integral João de Deus do Nascimento.

A olimpíada bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos neste ano: foram 56,5 mil instituições e 5.564 cidades. A Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, além de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados de cada estado e até 45 mil certificados de menção honrosa. Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão premiados.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem formará cerca de 25 mil educadores neste sábado (28/12)


Acontece, neste sábado (28/12), a cerimônia de formatura do Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem, que contou com cerca de 25 mil inscritos de todo o Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no Youtube (https://www.youtube.com/ldeufc) a partir das 14h.

O evento contará, ainda, com a palestra “Projetos e práticas inovadoras: da sala de aula para as praças”, ministrada pelo professor Fabiano Oliveira, da Secretaria de Estado de Educação de Sergipe. O momento será mediado pelo secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

Com 180 horas, o curso 100% online teve início no dia 1 de junho de 2024 e contou com 53 aulas realizadas ao vivo, abordando os mais variados temas práticos e teóricos. Ainda foram disponibilizadas quatro avaliações para resolução dos cursistas.

O curso contou com cerca de 25 mil inscritos de todo o Brasil, entre educadores, estudantes e demais interessados na temática. A iniciativa é do Laboratório Digital Educacional (LDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

Últimas aulas abordarão estratégias de gestão e práticas inovadoras para a sala de aula neste fim de semana


Acontecem, nos dias 27 e 28 de dezembro (sexta-feira e sábado), as duas últimas aulas do Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem, abordando arte e documentos essenciais na educação inclusiva, a partir das 14h, ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

Na sexta-feira (27/12), a aula será ministrada por Vanderliza Costa, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Estratégias de Gestão na Garantia do Direito à Aprendizagem na Educação Infantil".

No sábado (28/12), a aula será ministrada por Fabiano Oliveira, da Secretaria de Estado de Educação de Sergipe, abordando o tema "Projetos e práticas inovadoras: da sala de aula para as praças".


As inscrições para o curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem seguem abertas. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Esfapege, é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e demais interessados pela temática.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.


Aula 52 - Sexta-feira (27/12)

Aula 53 - Sábado (28/12)

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Lançados editais para suplementação de carga horária temporária e definitiva para professores da rede pública municipal de Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral divulgou, nesta sexta-feira (20/12), dois editais para a suplementação de carga horária (ampliação temporária) em carência temporária (edital nº 20/2024) e definitiva (edital nº 19/2024) de professores para as escolas públicas municipais. As inscrições para os dois processos seletivos serão realizadas exclusivamente pela internet, de 20 a 29 de dezembro.

O interessado poderá se candidatar aos dois processos seletivos, se desejar. No ato da inscrição, deverá optar por horário diferente daquele lotado originalmente e, após a inscrição, não poderá alterar a escola para a qual concorrerá à vaga de ampliação.

A suplementação de carga horária, de 20 para 40 horas semanais, dependerá de comprovada necessidade de profissional do magistério para suprir carência identificada em unidade escolar do sistema municipal de ensino.

O resultado preliminar dos dois processos seletivos será divulgado no dia 10 de janeiro (sexta-feira) e os recursos poderão ser interpostos nos dias 11 a 13 de janeiro (sábado, domingo e segunda-feira), por meio de preenchimento de formulário eletrônico (https://forms.gle/zqiAT3kM7fcZVE8R7).

O resultado final dos dois processos seletivos serão divulgados no dia 17 de janeiro (sexta-feira), no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da Secretaria da Educação de Sobral.

Se o candidato convocado para ser ampliado, por qualquer motivo que seja, não puder assumir a lotação suplementar, a Secretaria da Educação procederá com a chamada dos demais classificados, obedecendo a ordem de classificação.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Aulas abordarão arte e documentos essenciais na educação inclusiva neste fim de semana


Acontecem, nos dias 20 e 21 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem, abordando arte e documentos essenciais na educação inclusiva. A partir das 14h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

Na sexta-feira (20/12), a aula será ministrada por Priscilla Pontes, da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que abordará o tema “Arte, aprendizagem e caminhos para a interdisciplinaridade".

No sábado (21/12), a aula será ministrada por Maibí Mascarenhas e Paulo Kussler, da Lux Educação Inclsuiva, que abordarão o tema "Plano individual e PAEE: documentos essenciais na educação inclusiva".

As inscrições para o curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem seguem abertas. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Esfapege, é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e demais interessados pela temática.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.

Inscrição no curso: https://www.even3.com.br/inscricao-eipdmipa/

Aula 50 - Sexta-feira (20/12)

Aula 51 - Sábado (21/12)

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Secretaria da Educação de Sobral realiza espetáculo natalino para comunidade escolar


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na noite desta segunda-feira (16/12), o espetáculo natalino “Melodias de Natal”, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. O espetáculo, protagonizado pela Brinquedoteca do Didi, contou com a presença de cerca de 270 pessoas, além dos espectadores que acompanharam de forma virtual.

A cantata poética “Melodias de Natal” apresentou um repertório inspirador, repleto de mensagens de amor e esperança, iluminando o caminho para dias melhores. No enredo, com a anunciação do anjo, a chegada do Menino Jesus é iminente, e Maria e José preparam-se para o nascimento de seu filho, enquanto a humanidade abre as portas de suas casas e corações para receber o Natal, celebrado através de canções e poesias que emocionam e inspiram.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participou do momento de forma virtual. "Agradeço a toda a equipe da Brinquedoteca e da Coordenadoria de Educação Infantil pela preparação desse momento, mas eu queria também aproveitar para agradecer, mais uma vez, por todo o trabalho que é feito por professores, diretores, coordenadores e todos os profissionais que fazem a escola. Desejo um excelente natal e um próspero ano novo para cada um", comentou.

O Auto de Natal contou ainda com a participação de um coral de estudantes da Escola Emílio Sendim, e de crianças que fazem parte do projeto AABB Comunidade.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Secretaria da Educação de Sobral convoca professores aprovados em edital para suplementação de carga horária


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) está convocando professores da rede municipal de ensino aprovados na seleção de suplementação de carga horária (edital nº 08/2024). Os candidatos convocados deverão se apresentar nesta terça-feira (17/12), às 8h30, no auditório da Prefeitura de Sobral.

Após a lotação, os candidatos deverão aguardar publicação em Diário Oficial do Município, constando a data de início das atividades, para que possam se apresentar nas unidades de ensino, munidos de carta de apresentação, expedida pela Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas (COGEV/SME).

A incorporação de carga horária é uma elevação, permanente, da carga horária de professores estáveis, devido à carência definitiva de profissionais. Puderam se inscrever na incorporação professores que já tiverem realizado a suplementação de carga horária em carência definitiva.

Entre os critérios estabelecidos pelo edital nº 08/2024 para a incorporação da carga horária estavam: o exercício da carga horária suplementar de carência definitiva por, no mínimo, 6 semestres letivos intercalados, em unidade escolar da rede pública municipal de ensino de Sobral, em efetivo exercício docente; o exercício da carga horária suplementar de carência definitiva por, no mínimo, 4 semestres letivos consecutivos em unidade escolar da rede pública municipal de ensino de Sobral, em efetivo exercício docente; o exercício da carga horária suplementar de carência definitiva por, no mínimo, 4 quatro anos consecutivos em órgão da rede pública municipal de ensino de Sobral diverso da unidade escolar; o exercício a carga horária suplementar por, no mínimo, 4 quatro anos consecutivos em núcleo gestor de unidade escolar da rede pública municipal de ensino de Sobral.

Confira os convocados:

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras lança editais para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Informática Básica


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) lançou, nesta quarta-feira (11/12), os editais para a seleção de novos estudantes para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Informática Básica, ofertados pelo Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras para as turmas de 2025.1. As inscrições iniciam dia 23 de dezembro de 2024 e seguem até 13 de janeiro de 2025, exclusivamente pela internet.

Ao todo, serão ofertadas 990 vagas para estudantes iniciantes para os cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Informática Básica. Poderão se inscrever nelas estudantes regularmente matriculados na rede pública e privada de ensino, a partir de 12 anos; estudantes de universidades públicas e privadas; professores de todas as redes de ensino; e demais interessados.

Do total das vagas, 60% serão preenchidas por alunos da rede pública de Sobral e 40% pelos demais interessados. As vagas, por turma, serão preenchidas levando em consideração os seguintes critérios: ter inscrição deferida (aprovada), a ordem da inscrição e o item 2.2 do edital.

As inscrições deferidas que ultrapassarem o limite máximo de vagas ofertadas para cada curso, irão compor um cadastro de reserva e os candidatos poderão ser chamados, após a matrícula dos classificados, no decorrer da segunda semana de aula, caso haja vagas remanescentes por desistência, de acordo com os critérios do edital.

O curso de Inglês será ofertado para estudantes de 12 anos no nível J1, especificamente nos turnos da manhã e tarde e, para alunos a partir de 13 anos no nível S1, ofertado nos turnos manhã, tarde e noite. O curso de Francês será ofertado para alunos a partir da faixa etária de 13 anos, exclusivamente no turno da noite.

Há a possibilidade de avanço de nível para alunos que já possuam conhecimentos prévios em inglês, espanhol e francês que poderão realizar teste de nível, mediante agendamento. O teste será realizado no dia 7 de fevereiro de 2025.

Os estudantes contribuintes deverão pagar uma taxa de R$500,00 (quinhentos reais) por curso durante o semestre, divididos em cinco parcelas referentes à matrícula e quatro mensalidades com valor de R$100,00 (cem reais) cada. Será concedido desconto de 20% para aqueles que efetuarem pagamento integral, desde que realizados até dia 7 de março de 2025, exceto para bolsistas. As regras para a concessão de bolsas estão dispostas no edital.

SERVIDORES MUNICIPAIS

São oferecidas 100 vagas exclusivas para os cursos Inglês Regular (presencial), Inglês Instrumental (on-line) e Informática Básica (presencial) para servidores da Prefeitura de Sobral e professores da rede pública de ensino.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, também de 23 de dezembro de 2024, e seguem até 13 de janeiro de 2025.

Edital (estudantes novatos):

Edital (servidores municipais):

Rede Municipal de Ensino de Sobral inicia matrículas para o ano letivo de 2025 no dia 16 de dezembro


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, realiza, de 16 a 27 de dezembro de 2024, as matrículas para estudantes novatos para as escolas municipais e Centros de Educação Infantil. A renovação de matrícula para veteranos aconteceu de forma automática entre os dias 6 e 18 de novembro.

A confirmação de matrícula de alunos veteranos acontecerá de 20 a 27 de dezembro de 2024. Os estudantes que irão cursar séries não oferecidas na própria escola serão remanejados para outra escola, considerando sempre a proximidade da residência do aluno.

Os documentos necessários para a matrícula na Rede Municipal de Ensino de Sobral são: uma pasta escolar; documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem); cópia da certidão de nascimento do estudante; RG e CPF dos responsáveis; cópia do comprovante de residência; duas fotos 3x4; cartão do bolsa família (se possuir); cartão do SUS e caderneta de vacinação atualizada; declaração expedida pelo CSF atestando que a caderneta de vacinação está devidamente atualizada.

Para os estudantes do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é necessário ainda apresentar o Certificado Nacional de Vacinação completo contra a COVID-19, emitido no sistema Conecte Sus.

Portaria n.º 729/2024:

Contato das escolas: https://bit.ly/3CFw56T

Aulas abordarão parceria com IAB e monitoramento educacional neste fim de semana

Acontecem, nos dias 13 e 14 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem, abordando monitoramento educacional e parceria com Instituto Alfa e Beto. A partir das 14h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

Na sexta-feira (13/12), a aula será ministrada por João Batista Oliveira, Carmem Brito e Márcio da Costa do Instituto Alfa e Beto, que abordarão o tema “A parceria de sucesso do IAB com o Município de Sobral".


No sábado (14/12), a aula será ministrada por Renato Pinheiro, da Prefeitura Municipal de Milhã, que abordará o tema "Monitoramento educacional: instrumento para garantia de resultados".

As inscrições para o curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem seguem abertas. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Esfapege, é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e demais interessados pela temática.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.


Aula 48 - Sexta-feira (13/12)

Aula 49 - Sábado (14/12)

Secretaria da Educação de Sobral convoca professores aprovados em concurso público


A Prefeitura de Sobral, por meio da secretarias da Educação (SME) e do Planejamento e Gestão (Seplag), está convocando candidatos aprovados no concurso público para professores da educação básica (edital nº 01/2023).

Os candidatos deverão se apresentar, nos dias 7 e 8 de janeiro de 2025, no Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, munidos da documentação necessária.

Após a entrega, a Coordenadoria de Gestão Estratégica de Pessoas da Secretaria do Planejamento e Gestão procederá com os preparativos para a nomeação dos candidatos convocados que tenham comprovado os requisitos básicos para a investidura no cargo.

Ao todo, estão sendo convocados 274 aprovados no concurso público, sendo 9 de Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); e 265 de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), distribuídos entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Educação Física, e de Arte Educação.

CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSORES

Foram oferecidas 700 vagas para o concurso. Destas, 260 foram destinadas para o cargo de professor de Educação Infantil e de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), e 440 para o cargo de professor do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

Para este concurso, as áreas específicas foram: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa, Educação Física e Arte Educação, além de formação de cadastro de reserva.

Convocados aqui: https://www.sobral.ce.gov.br/diario/public/files/diario/DOM1962_12-12-2024.pdf

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Competências socioemocionais: realizado VI Seminário de Práticas e Vivências em Sobral

A Secretaria da Educação (SME) de Sobral realizou, nesta quarta-feira (11/12), no auditório do Paço Municipal, o VI Seminário de Práticas e Vivências: “Construir relacionamentos saudáveis no ambiente escolar: estratégia para professores e alunos”, que compartilhou as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu a contribuição do Instituto Ayrton Senna (IAS) na implantação e execução dessa política no município. "É muito importante a participação de parcerias nesse fortalecimento de políticas públicas. Agradeço o trabalho dos orientadores educacionais, que são esses profissionais que ingressaram nesse novo eixo da política educacional de Sobral. Nesses últimos oito anos temos um novo pilar, uma nova estrutura para fortalecer as práticas, as ações e o trabalho das competências socioemocionais. Esse cargo público hoje é de extrema importância. Conseguimos dar início a consolidação dessa política, mas a caminhada ainda é muito longa", ponderou.

A Gerente Executiva de Conteúdo e Articulação no Instituto Ayrton Senna, Laura Rizzo, esteve presente no evento e destacou que "Sobral foi parceira do Instituto numa série de pesquisas que foram muito importantes para gente trabalhar com inovações e trabalhar com a educação do nosso país. Não preciso falar para vocês que são referência. Estamos aqui para aprender com vocês, melhorar nossas soluções e levarmos para outros municípios e estados. Tivemos muitos desafios, uma série de formações ao longo desse percurso, mas aqui essa proposta já está mais que implementada e os orientadores detêm de toda tecnologia e todo diálogo. Sobral é uma rede que conseguiu absorver todo o conteúdo e adaptar de acordo com a realidade de cada comunidade, cada escola, de cada situação. Gratidão por ter tido a oportunidade de aprender com vocês", declarou.

Após esse momento, foi apresentado o resultado da pesquisa com os benefícios e resultados da implementação dessa política ao longo dos oito anos. "Estamos aqui compartilhando e agradecendo por todo esse esforço de oito anos, e como conseguimos ver na prática números estruturantes que foram resultado de um efeito positivo da política nas escolas", comentou o Gerente de Conteúdo e Articulação no Instituto Ayrton Senna, Marcos Drummond.

A programação contou com a participação da orientadora educacional da Escola Elda Cavalcante, Karen Costa, que subiu ao palco para detalhar suas experiências de trabalho no ensino fundamental II, juntamente da professora Andreline Coelho e o diretor, José Alves. Além disso, a estudante da Escola José Leoncio, Laura Raila, subiu ao palco com o orientador, Jonas Mendes, e compartilharam suas experiências no ensino fundamental I. Para encerrar, a estudante do 5º ano da Escola Antenor Naspolini, Tessalia Vitória, que representou todos os estudantes da rede municipal, leu uma carta de agradecimento pelo trabalho desenvolvido com as competências socioemocionais.

Estiveram presentes, a Coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e Gestão Pedagógica, Maiara Melo; todos os orientadores educacionais de Sobral, diretores e coordenadores das Escolas e Centros de Educação Infantil, além de gerentes e técnicos da SME e representantes da Arcos Dorados, parceira do IAS.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Entrega de material escolar 2025 para estudantes acontece de 16 a 20 de dezembro


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação, realiza, de 16 a 20 de dezembro, a entrega dos kits de material escolar de 2025 para os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, mais de 30 mil estudantes serão beneficiados com os kits escolares.


Cada kit poderá conter, de acordo com a modalidade de ensino, caderno universitário, caderno brochurão, caderno de desenho, caneta, lápis, apontador com depósito, borracha, régua, tesoura, cola, instrumentos de geometria, caixa de canetas hidrográficas, caixa de lápis de cor, caixa de giz de cera, tinta guache e massa de modelar.


Além disso, os estudantes da Educação Infantil receberão blusa e short de helanca; os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I irão receber blusa e bermuda jeans; já os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, blusa com manga e gola polo, além de blusa sem manga e short em helanca para as aulas de educação física. Todos receberão, ainda, a mochila.


Entre os itens que compõem os kits de materiais escolares do Ensino Fundamental e da EJA estão: cadernos brochura e universitários, apontadores para lápis, borrachas, cola branca, canetas esferográficas e canetas hidrográficas de 12 cores, giz de cera, marca texto, lápis, réguas, tesouras, etc.


Liberada quarta e última avaliação do curso de formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias Para Aprendizagem


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) e o Laboratório Digital Educacional (LDE) lançaram, nesta segunda-feira (09/12), a quarta avaliação de recuperação do curso de formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias Para Aprendizagem.

Para responder à atividade, os cursistas poderão rever as aulas 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44 e 45, disponíveis no canal do LDE no YouTube (http://Youtube.com/LDEUFC). A atividade não tem limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por duas partes: questionário diagnóstico e mais dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e Instituições Educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Acesse a recuperação: https://forms.gle/ZxmMW9ALV65nCkVa7

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Lançada XV edição do projeto “A Escola vai ao Cinema” com premiação de estudantes


A Prefeitura de Sobral, o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e o Cinema da Rede Supermercado Pinheiro lançaram, na sexta-feira (06/12), a XV edição do projeto “A Escola vai ao Cinema”, e premiaram os estudantes do ensino fundamental I e II vencedores do Concurso de Redação “Minha Escola vai ao Cinema” realizado em 2023.

Esse projeto tem como objetivo contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública das cidades de Quixadá, Limoeiro do Norte, Sobral, Aracati, Acaraú e Itapipoca, proporcionando a esses estudantes a experiência de apreciar a sétima arte.

A Coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, destacou com orgulho a trajetória executada em Sobral desse projeto ao longo desses anos. "O nosso desejo é que essa parceria seja continuada porque realmente ela faz a diferença para todos nossos alunos".

Durante o mês de setembro foi realizada uma oficina com os estudantes da Escola Leonel Brizola. Eles assistiram a filmes de animação, aprenderam técnicas e produziram o roteiro de um filme, que resultou no curta "A menina e o cachorro" exibido durante o evento.

O Diretor de Operações do Supermercado Pinheiro, João Bosco Pinheiro Júnior, esteve presente na solenidade e disse que ficou feliz com o resultado da oficina. “É muito gratificante ver o resultado do empenho de vocês aqui na tela. Parabéns a todos e continuem acreditando nos seus sonhos”, destacou.

Além disso, foram premiados seis estudantes, três representando o ensino fundamental I e outros três representando o ensino fundamental II das escolas participantes do projeto. Os estudantes vencedores do concurso de redação foram: 1° lugar - Ariane Emilly Domingos (Escola Mocinha Rodrigues) e Rafael Henrique Diego Barbosa (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um notebook + um passaporte de seis meses para o cinema do Pinheiro; 2º lugar - Juan Pablo de Sousa (Escol Mocinha Rodrigues) e Ana Beatriz Gomes de Sousa (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um tablet + um passaporte de seis meses para o cinema do Pinheiro; e 3º lugar - Glória Maria Martins Carneiro (Escola Gerardo Rodrigues) e Anderson David Sousa Gomes (ETI Maria Dias Ibiapina), que ganharam um tablet e um passaporte de seis meses para o cinema.

Participaram da solenidade a curadora do projeto, Elisabete Jaguaribe; representantes do corpo docente das Escolas Antenor Naspolini, Leonel Brizola e familiares dos alunos premiados, além de servidores da SME.

PROJETO

“A Escola vai ao Cinema” é uma realização do Instituto CDL e Cinema Renato Aragão, com apoio da Prefeitura de Sobral e Supermercado Pinheiro. O projeto visa contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública, estimulando alunos e professores por meio do cinema, além de possibilitar aos alunos de escolas públicas o contato com outras referências culturais e estimular a valorização da produção cinematográfica nacional.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Liberada quarta avaliação do curso de formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias Para Aprendizagem


O Laboratório Digital Educacional (LDE) lançou, nesta sexta-feira (12/11), a quarta e última avaliação do curso de formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias Para Aprendizagem.

Para responder à atividade, os cursistas poderão rever as aulas de número 36 a 45, disponíveis no canal do LDE no YouTube (http://Youtube.com/LDEUFC). Não há limite de tempo para ser realizada, mas só poderá ser respondida uma única vez.

A avaliação é composta por duas partes: questionário diagnóstico e mais dez questões objetivas de múltipla escolha, elaboradas com base nos conteúdos das aulas ministradas.

O curso é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior de instituições públicas e privadas e demais interessados pela temática.

Os conteúdos serão abordados por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de Universidades e Instituições Educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional para os cursistas que alcançarem uma nota sete na média final.

Acesse a Avaliação 4: https://forms.gle/FaMpPNFetvowcjoj7

Veja também:

61º Seminário Sobre a Educação de Sobral reuniu educadores e gestores de onze estados brasileiros


A Secretaria da Educação de Sobral (SME) promoveu, nos dias 5 e 6 de dezembro (quinta e sexta-feira), a 61ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral”, que contou com a participação de educadores, gestores e especialistas em educação de estados de 11 estados brasileiros.

Na quinta-feira (05/12), os participantes do seminário assistiram a palestra “A Escola de Formação e o processo formativo docente de Sobral”, ministrada pelo diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), Amaury Gomes. Além disso, foram realizadas visitas à sede da Esfapege e à Casa da Avaliação Externa.

Na sexta-feira (06/12), o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, se reuniu com os participantes do seminário, no auditório da Prefeitura. "Para nós que fazemos a Secretaria da Educação de Sobral é sempre uma honra receber visitantes de todo o país, para apresentarmos as nossas práticas exitosas. Sejam todos muito bem-vindos e aproveitem Sobral", disse Herbert.


Ainda foi realizada a palestra “A Experiência Educacional de Sobral - 25 anos”, ministrada pelo coordenador de Ensino Fundamental II da SME, Vilar Vasconcelos. Na ocasião, foi apresentada a estrutura da rede municipal de ensino, os desafios superados ao longo dos últimos 25 anos e as novas metas da gestão municipal, como a universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas públicas de Sobral.

Ao longo do dia, os participantes conheceram ainda Centros de Educação Infantil e escolas municipais, onde puderam vivenciar na prática como funcionam os processos educacionais de Sobral.

SEMINÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE SOBRAL

Esta foi a última edição do seminário realizada em 2024. Desde 2017, quando os seminários iniciaram, já foram realizadas 61 edições do evento, contando com a participação de mais de 10 mil estudiosos da área, políticos e pessoas interessadas na temática, vindas de todos os estados brasileiros.

Aulas abordarão ações e incentivos e Gestão para resultados neste fim de semana


Acontecem, nos dias 06 e 07 de dezembro (sexta-feira e sábado), duas novas aulas do Curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem, abordando os acompanhamentos das ações administrativas e da liderança escolar. A partir das 14h, a aula será transmitida ao vivo pelo canal do Laboratório Digital Educacional no YouTube.

Na sexta-feira (06/12), a aula será ministrada por Afrânio Moreira, da Secretaria da Educação de Sobral, que abordará o tema “Coordenadoria de Gestão e Valorização de Pessoas: ações e incentivos".

No sábado (07/12), a aula será ministrada por Mário Mangabeira, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que abordará o tema "Gestão para Resultados de Aprendizagem na SME/RJ".


As inscrições para o curso de Formação em Educação Integral, Práticas Docentes e Metodologias para Aprendizagem seguem abertas. Com carga horária total de 180 horas, o curso terá certificação pela Secretaria da Educação de Sobral e pela Esfapege, é 100% gratuito e voltado para gestores, professores e técnicos da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e demais interessados pela temática.

As aulas são ministradas por professores, doutores, mestres, especialistas e pesquisadores de universidades e instituições educacionais públicas e privadas do Brasil e de outros países.


Aula 46 - Sexta-feira (06/12)

Aula 47 - Sábado (07/12)

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | Experiência de Sobral é apresentada em evento do Instituto Ayrton Senna


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participou, na última segunda-feira (02/12), do encontro "Da Pesquisa à Ação Política – Avançando a Educação Socioemocional no Brasil”, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos 8 anos de implantação do desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas da rede pública municipal de Sobral.

O encontro contou com discussões sobre como promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, gestores públicos educacionais e especialistas, com foco na identificação de desafios e oportunidades para o avanço de ações para o desenvolvimento das competências socioemocionais e seus efeitos nos resultados educacionais.


"Esse reconhecimento é fruto do trabalho, competência e dedicação dos nossos diretores, orientadores educacionais e de todos os demais profissionais que fazem a rede de ensino municipal de Sobral. O desenvolvimento humano, emocional, social e afetivo dos nossos estudantes e educadores fortalece a aprendizagem e contribui para uma vida e um futuro melhor para nossas crianças", pontuou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A programação contou ainda com a apresentação dos resultados de uma pesquisa chamada SSES – Survey on Social and Emotional Skills, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conduzida por Noémie Le Donné, Gerente Sênior de Projetos da OCDE.

O evento foi realizado pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano e a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação (IEA-USP). Participaram do encontro secretários de educação de diferentes estados brasileiros.


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para um bom relacionamento com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

SOCIOEMOCIONAL | Secretaria da Educação de Sobral promove VI Seminário de Práticas e Vivências


A Secretaria da Educação (SME) de Sobral realizará, no dia 11 de dezembro (quarta-feira), o VI Seminário de Práticas e Vivências - Construir relacionamentos saudáveis no ambiente escolar: estratégias para professores e alunos. O objetivo é compartilhar as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais. A partir das 13h, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da SME no Youtube (
http://www.youtube.com/seducsobral). 

A programação contará com depoimentos de estudantes e rodas de conversas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais.

Na ocasião, será apresentada a devolutiva da Avaliação de Impacto SROI do Diálogos Socioemocionais – Sobral, pesquisa realizada em outubro de 2024, uma parceria do Instituto Ayrton Senna e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para um bom relacionamento com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).