A Secretaria da Educação (SME) de Sobral realizou, nesta quarta-feira (11/12), no auditório do Paço Municipal, o VI Seminário de Práticas e Vivências: “Construir relacionamentos saudáveis no ambiente escolar: estratégia para professores e alunos”, que compartilhou as práticas exitosas das escolas com as competências socioemocionais.
O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu a contribuição do Instituto Ayrton Senna (IAS) na implantação e execução dessa política no município. "É muito importante a participação de parcerias nesse fortalecimento de políticas públicas. Agradeço o trabalho dos orientadores educacionais, que são esses profissionais que ingressaram nesse novo eixo da política educacional de Sobral. Nesses últimos oito anos temos um novo pilar, uma nova estrutura para fortalecer as práticas, as ações e o trabalho das competências socioemocionais. Esse cargo público hoje é de extrema importância. Conseguimos dar início a consolidação dessa política, mas a caminhada ainda é muito longa", ponderou.
A Gerente Executiva de Conteúdo e Articulação no Instituto Ayrton Senna, Laura Rizzo, esteve presente no evento e destacou que "Sobral foi parceira do Instituto numa série de pesquisas que foram muito importantes para gente trabalhar com inovações e trabalhar com a educação do nosso país. Não preciso falar para vocês que são referência. Estamos aqui para aprender com vocês, melhorar nossas soluções e levarmos para outros municípios e estados. Tivemos muitos desafios, uma série de formações ao longo desse percurso, mas aqui essa proposta já está mais que implementada e os orientadores detêm de toda tecnologia e todo diálogo. Sobral é uma rede que conseguiu absorver todo o conteúdo e adaptar de acordo com a realidade de cada comunidade, cada escola, de cada situação. Gratidão por ter tido a oportunidade de aprender com vocês", declarou.
Após esse momento, foi apresentado o resultado da pesquisa com os benefícios e resultados da implementação dessa política ao longo dos oito anos. "Estamos aqui compartilhando e agradecendo por todo esse esforço de oito anos, e como conseguimos ver na prática números estruturantes que foram resultado de um efeito positivo da política nas escolas", comentou o Gerente de Conteúdo e Articulação no Instituto Ayrton Senna, Marcos Drummond.
A programação contou com a participação da orientadora educacional da Escola Elda Cavalcante, Karen Costa, que subiu ao palco para detalhar suas experiências de trabalho no ensino fundamental II, juntamente da professora Andreline Coelho e o diretor, José Alves. Além disso, a estudante da Escola José Leoncio, Laura Raila, subiu ao palco com o orientador, Jonas Mendes, e compartilharam suas experiências no ensino fundamental I. Para encerrar, a estudante do 5º ano da Escola Antenor Naspolini, Tessalia Vitória, que representou todos os estudantes da rede municipal, leu uma carta de agradecimento pelo trabalho desenvolvido com as competências socioemocionais.
Estiveram presentes, a Coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e Gestão Pedagógica, Maiara Melo; todos os orientadores educacionais de Sobral, diretores e coordenadores das Escolas e Centros de Educação Infantil, além de gerentes e técnicos da SME e representantes da Arcos Dorados, parceira do IAS.