Iniciativa do Centro Lemann de Sobral, em parceria com organizações internacionais, terceiro vídeo trata da avaliação e do monitoramento de aprendizagem como estratégia de apoio à transformação dos sistemas de educação de países e regiões do Sul Global.
A rede de educação de Sobral é, constantemente, tema de conferências, estudos, palestras, fóruns e pesquisas, nacionais e internacionais, que se debruçam nas políticas e nos processos adotados pelas lideranças locais para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.
Esse feito, fruto de um trabalho que começou há duas décadas, repercute no sucesso dos índices de aprendizagem em toda a Educação Básica sobralense, que se mantém nos primeiros lugares a cada edição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para isso acontecer, uma das estratégias adotadas pela secretaria de educação é o monitoramento e a avaliação constantes, que apoiam a tomada de decisão, orientam a formação de professores, o acompanhamento aos gestores escolares e o tipo de atendimento adotado para cada turma e estudante.
Esse é o tema do terceiro episódio da websérie “Lições de Sobral: descubra como as políticas públicas revolucionaram a educação local”.
No vídeo “Avaliação, gestão de metas e resultados”, a diretora Fabiana Torquato Braga explica que cada estudante está no centro do processo de aprendizagem, tendo participação ativa em seu desenvolvimento, contando com o olhar atento dos docentes.
Com base nos resultados da avaliação “a gente conversa com os professores e projeta metas que devem ser analisadas e refletidas para que sejam alcançáveis”, ressalta. “A partir do resultado anterior que o aluno teve na avaliação, a gente chama cada um, reflete e analisa a próxima meta que tem que atingir. Então o estudante está na escola todo dia com o objetivo de conquistar aquela meta”, conclui.
Também participa do vídeo, o secretário de educação de Sobral, Herbert Lima, que destaca a importância da avaliação para detectar a qualidade do que está sendo ofertado em sala de aula. “Por meio da avaliação é que vou retroalimentar a formação continuada dos professores. Então se eu consigo identificar que existe uma habilidade que não está sendo desenvolvida pelos meus alunos, eu preciso reforçar a capacitação e a qualificação do professor”, reforça.
SOBRE OS DEMAIS EPISÓDIOS DA WEBSÉRIE
O primeiro episódio, “Liderança escolar para o fortalecimento da gestão pedagógica”, fala sobre como o município seleciona, apoia e desenvolve gestores escolares para que sejam lideranças ativas na garantia do aprendizado de todos os estudantes. O vídeo explora os temas: recrutamento e alocação de diretores escolares; o papel dos diretores; desenvolvimento profissional de diretores; e o papel e o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos.
No segundo capítulo, “Acesso e permanência”, os temas que recebem atenção são: acesso e permanência, estratégias de monitoramento da frequência, engajamento das famílias, além de engajamento dos estudantes, atividades extracurriculares e proteção social. Para falar sobre os temas, o secretário Herbert Lima recebe a companhia de Maria do Carmo Gomes, diretora escolar da rede, que explica como assegura a presença dos alunos. “Garantir essa frequência é no miudinho, aluno a aluno. Aquele que tiver faltado, imediatamente ligamos, olhamos no grupo do WhatsApp. Se não acontecer, nós entramos em contato dez minutos depois”, conclui.
Em breve, será lançado o quarto e último episódio da série, com o tema “Formação docente e materiais didáticos”.
Assista aos vídeos aqui: