sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS | Experiência de Sobral é apresentada em evento do Instituto Ayrton Senna


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, participou, na última segunda-feira (02/12), do encontro "Da Pesquisa à Ação Política – Avançando a Educação Socioemocional no Brasil”, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. Na ocasião, foram apresentados os resultados dos 8 anos de implantação do desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas da rede pública municipal de Sobral.

O encontro contou com discussões sobre como promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre pesquisadores, gestores públicos educacionais e especialistas, com foco na identificação de desafios e oportunidades para o avanço de ações para o desenvolvimento das competências socioemocionais e seus efeitos nos resultados educacionais.


"Esse reconhecimento é fruto do trabalho, competência e dedicação dos nossos diretores, orientadores educacionais e de todos os demais profissionais que fazem a rede de ensino municipal de Sobral. O desenvolvimento humano, emocional, social e afetivo dos nossos estudantes e educadores fortalece a aprendizagem e contribui para uma vida e um futuro melhor para nossas crianças", pontuou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A programação contou ainda com a apresentação dos resultados de uma pesquisa chamada SSES – Survey on Social and Emotional Skills, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), conduzida por Noémie Le Donné, Gerente Sênior de Projetos da OCDE.

O evento foi realizado pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Cátedra UNESCO de Educação e Desenvolvimento Humano e a Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação (IEA-USP). Participaram do encontro secretários de educação de diferentes estados brasileiros.


COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para um bom relacionamento com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).