A programação contará com depoimentos de estudantes e rodas de conversas com os orientadores educacionais sobre o desenvolvimento das competências socioemocionais nas escolas municipais.
Na ocasião, será apresentada a devolutiva da Avaliação de Impacto SROI do Diálogos Socioemocionais – Sobral, pesquisa realizada em outubro de 2024, uma parceria do Instituto Ayrton Senna e o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social - IDIS.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Desde 2017, a Prefeitura de Sobral conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para desenvolver o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é a formação integral do estudante com foco no aprendizado dos conteúdos.
As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para um bom relacionamento com os outros e consigo mesmo, estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.
Nas escolas municipais de Sobral são trabalhadas as seguintes competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).