Os estudantes de Sobral conquistaram 102 premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 13 medalhas de bronze e 85 menções honrosas. Além disso, Sobral teve ainda 2 escolas premiadas com diploma, e 5 cinco com diplomas e livros de apoio à formação matemática.
Foram premiados com o ouro, os estudantes Matheus Brenno Silva Lima, da Escola em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes; e o estudante Kauan Gomes Cordeiro, da Escola em Tempo Integral João de Deus do Nascimento.
A olimpíada bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos neste ano: foram 56,5 mil instituições e 5.564 cidades. A Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, além de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados de cada estado e até 45 mil certificados de menção honrosa. Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão premiados.
Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).