quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Estudantes de Sobral conquistam 102 premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Os estudantes de Sobral conquistaram 102 premiações na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Foram conquistadas 2 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata, 13 medalhas de bronze e 85 menções honrosas. Além disso, Sobral teve ainda 2 escolas premiadas com diploma, e 5 cinco com diplomas e livros de apoio à formação matemática.

Foram premiados com o ouro, os estudantes Matheus Brenno Silva Lima, da Escola em Tempo Integral Maria José Santos Ferreira Gomes; e o estudante Kauan Gomes Cordeiro, da Escola em Tempo Integral João de Deus do Nascimento.

A olimpíada bateu recorde no número de escolas e municípios inscritos neste ano: foram 56,5 mil instituições e 5.564 cidades. A Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais, além de 20 mil medalhas para os estudantes mais bem colocados de cada estado e até 45 mil certificados de menção honrosa. Escolas, secretarias municipais de educação e professores que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão premiados.

Criada em 2005 com o objetivo de popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é financiada pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).