O Secretário

Francisco Herbert Lima Vasconcelos



É servidor público federal concursado no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física , mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada à educação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem em Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui pós-doutorado em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolvendo estudo em formação de professores e gestores com tecnologias digitais, cultura maker e efetividade do ensino e da aprendizagem.

Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM – Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil.

Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atuou também como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Foi coordenador adjunto do Comitê de Formação no Estado do Ceará do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da UFC no Estado do Ceará.

É professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e Tecnologia Educacional, ambos pela UFC, além de docente do Doutorado em Ensino da UFC (Universidade Federal do Ceará), desenvolvendo trabalhos de pesquisa e orientando dissertações de mestrado e doutorado nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, cultura maker, pensamento computacional e na formação de professores. Atualmente também é vice-coordenador do mestrado em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Ceará. 

Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação.

Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

Atualmente é o Secretário de Educação do Município de Sobral, que tem se destacado nos últimos anos como referência nacional e internacional de educação. Na sua gestão tem implantado laboratórios makers nas escolas públicas deste município, além de desenvolver um trabalho direcionado a formação continuada de gestores, coordenadores e técnicos educacionais, implantou a política de desenvolvimento das competências socioemocionais, se destacou também na implantação da avaliação internacional do PISA para escolas em Sobral e alcançou ao longo de sua gestão o primeiro lugar do Brasil no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e no IOEB (Índice de Oportunidades Educacionais Brasileiras). 

Atualmente coordena o laboratório de educacional digital (LDE) e tem mais de 200 mil educadores inscritos e tem realizado a oferta de cursos, capacitações e qualificações para todo o Brasil.

Secretário de Educação
E-mail: herbert.seducsobral@gmail.com
Fone: (88) 3677-1190