sábado, 7 de outubro de 2017

Lançada 9ª edição do projeto “A Escola Vai ao Cinema” em Sobral

No ano passado mais de 7 mil estudantes participaram do projeto e assistiram sessões de cinema com suas turmas


A Prefeitura de Sobral, o Instituto CDL e a Rede Pinheiro Supermercado lançaram, na sexta-feira, 6 de outubro, a 9ª edição do projeto “A Escola vai ao Cinema”. Realizada no Cine Renato Aragão, a solenidade contou com a participação do secretário da Educação, Herbert Lima; do presidente da Câmara de Dirigentes Lojista de Sobral, Augusto Ponte; do representante do Pinheiro Supermercado, Bosco Pinheiro, além de diretores, professores e estudantes do município.

Na ocasião, foi exibido o curta-metragem produzido pelos estudantes da rede municipal de Sobral intitulado “A pequena artista” e entregue o dvd com o resultado do trabalho desenvolvido na oficina de animação. Também foram premiados os estudantes vencedores do concurso de redação, que ganharam um notebook em suas primeiras colocações e passaportes para o cinema para segundo e terceiro lugar.


O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, agradeceu o esforço de toda a equipe de professores, diretores e de educadores da Brinquedoteca Municipal: “Essa iniciativa que estamos premiando hoje mostra que a educação de Sobral é um exemplo e que os alunos não só têm habilidades acadêmicas, mas também são trabalhadas outras áreas, como a arte e cultura. Parabéns para todos os professores, diretores e estudantes que fazem parte das escolas públicas de Sobral.”

A curadora do projeto, professora Bete Jaguaribe, destacou a importância do projeto no momento político do país: “Vivemos um momento no qual a arte virou alvo de grupos que estão atacando artistas, fechando museus... Quando jovens falam do papel da arte e vemos filmes produzidos em uma oficina como esta, ficamos comovidos. Esse projeto completa dez anos no próximo ano e tenho a honra de estar nele”.

No sábado (7), será realizado o Seminário Cine Educação com os professores do 2° ao 6° ano, de 8h às 10h, e com professores do 7° ao 9° ano, das 10h30 às 12h30, com a professora Bete Jaguaribe, responsável pela curadoria do projeto. O objetivo é preparar os docentes, orientando-os a utilizar a experiência vivida extra sala de aula, através de debates e reflexões de valores sócio culturais tão importantes para a formação humana de seus alunos.