quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Pisa for Schools | Estudantes da rede pública de Sobral participam pela primeira vez de avaliação internacional da aprendizagem


Numa iniciativa pioneira, Sobral deu início na quarta-feira (18) e finaliza nesta quinta-feira (19), a aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa for Schools.  1.318 estudantes da rede pública de Sobral participam da avaliação para obter um panorama real de como está a educação de Sobral, quando comparada aos melhores sistemas educacionais do mundo.

O PISA for Schools avalia os estudantes de 15 anos de idade, do 1º e 2º ano do ensino médio, com questão de Ciências, Matemática e leitura. Os resultados dos estudantes, que são anônimos, contribuem para o cálculo da média do município e as informações serão utilizadas pela Secretaria da Educação de Sobral para trocar experiências, ver o que está dando certo em outros contextos escolares e pensar novas políticas que melhorem a educação. 

O Pisa for Schools está sendo aplicado em 50 escolas brasileiras, destas 19 estão no município de Sobral, sendo 16 públicas e três privadas. O objetivo da aplicação do Pisa é analisar a aprendizagem dos estudantes das melhores escolas do Brasil, comparando com uma referência internacional, além de mapear os pontos fortes dessas escolas avaliadas e o que pode ser aperfeiçoado. Além do Brasil, os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Espanha, Moscou e Brunei participam do programa.

Veja a lista das escolas que participam da avaliação:

EEEP Dom Walfrido Teixeira Vieira
EEEP Monsenhor José Aloysio Pinto
EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales
EEM Agostinho Neres Portela
EEM Ayres De Sousa
EEM Deputado Cesário Barreto Lima
EEM Dr José Euclides Ferreira Gomes Junior
EEM Sinhá Saboia

Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota
EEFM Ministro Jarbas Passarinho
EEFM Professor Luís Felipe
EEM Doutor João Ribeiro Ramos
EEM Professor Arruda
EEMTI Monsenhor José Gerardo Ferreira Gomes
EEMTI Professora Carmosina Ferreira Gomes

EEMTI Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou a importância da aplicação do Pisa. "Hoje é um dia importante para a rede pública municipal de Sobral, pois ocorre pela primeira vez a realização do PISA, dando ao município que já é a melhor Rede de Educação Pública no País, um passo importante para a internacionalização da sua educação."