sábado, 7 de outubro de 2017

Secretaria da Educação planeja inclusão de competências socioemocionais no currículo de Sobral


Para planejar a inclusão das competências socioemocionais no currículo da rede pública municipal de ensino de Sobral, profissionais da Secretaria da Educação e da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional estiveram reunidos com consultoras do Instituto Ayrton Senna, nesta quinta-feira (5), no auditório da Prefeitura de Sobral.

Durante o encontro foi apresentada a metodologia “Diálogos Socioemocionais”, que será adaptada ao contexto e necessidades da rede municipal de Sobral. “A importância dessa metodologia é trazer o foco para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de forma integrada ao currículo de Sobral e ao plano político pedagógico das escolas”, afirmou a gerente de projetos do EDULAB21, do Instituto Ayrton Senna, Laura Piso.

O uso da metodologia “Diálogos Socioemocionais” fornecerá para os professores um suporte para conhecer melhor os estudantes e identificar, junto com eles, possibilidades de fortalecer algumas competências socioemocionais. A partir de uma escolha comum de quais dessas competências serão enfocadas neste trabalho entre educador e estudante, ambos utilizam uma metodologia de autoavaliação e feedback, em busca de promover o desenvolvimento integral do aluno.

Competências Socioemocionais

Para além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever, resolver cálculos, a escola irá trabalhar para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, preparando-o para se relacionar consigo mesmo, com os outros, com objetivos de vida, enfocando aspectos complexos como responsabilidade, pensamento crítico, colaboração, abertura para o novo e capacidade de resolver problemas e de gerir emoções. “Respeitar o outro é uma habilidade e competência socioemocional. São habilidades e competências que nós devemos desenvolver da mesma forma que saber a língua, matemática", explicou a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, quando esteve em Sobral recebendo o título de cidadania sobralense.