quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Professores de Sobral participam de curso preparatório para Mestrado

Para orientar educadores interessados em participar da seleção do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, a Secretaria da Educação de Sobral realizou o primeiro encontro do curso preparatório, no sábado, dia 29 de setembro, no auditório da Prefeitura de Sobral. O Mestrado Acadêmico em Geografia visa formar profissionais especializados capazes de contribuírem para o desenvolvimento regional, assim como promover a articulação das atividades de pesquisa com a Educação Básica.

Segundo o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, a ofertada de Mestrado é uma demanda histórica dos professores de Sobral. “Hoje a Secretaria da Educação tem como princípio de valorização do Magistério a continuidade da qualificação dos professores e estabelecer um diálogo com as instituições de ensino superior é muito importante para o processo de qualificação da educação”.


Para concorrer às vagas no Mestrado, os interessados deverão participar da seleção com edital publicado no site da UVA http://www.uvanet.br/mag/. O coordenador adjunto do Mestrado em Geografia, Prof. Dr. Luiz Antônio Araújo, reforçou a importância da articulação do ensino superior com a educação básica: “A sala de aula é um laboratório”.

A professora do Mestrado em Geografia, Virgínia Holanda, falou sobre a expansão da oferta de ensino superior no Brasil. “Temos uma demanda reprimida que não é de hoje. A Universidade é necessária para garantir espaços de visão plural. Esperamos que os professores voltem para a sala de aula com outra cabeça. Os professores devem desenvolver pesquisas que deem retorno e contribuam com a educação do Município. Queremos formar pesquisadores com responsabilidade científica, cultural, social, política e ambiental”, afirmou.

O professor Josiel da Escola Mocinha Rodrigues destaca a importância da qualificação dos professores para o aperfeiçoamento da rede municipal de educação de Sobral. “Agradeço à gestão atual por essa oportunidade que irá abrir para nós um leque de conhecimento fantástico. Cada educador tem o mesmo propósito que é levar educação de qualidade para cada criança sobralense”.

- Veja mais fotos AQUI.