quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Educadores de Sobral têm semana de comemoração ao Dia do Professor


Reconhecimento e valorização foram a tônica da I Semana do Professor, promovida pela Secretaria da Educação de Sobral. Durante seis dias, educadores da rede pública municipal participaram de eventos em comemoração ao dia do professor. Nos dias 15 e 16 de outubro, uma programação cultural e científica foi ofertada aos educadores e aos seus familiares, no Planetário de Sobral.


Já na quarta-feira (17/10), a Secretaria da Educação de Sobral e a Câmara Municipal promoveram uma sessão solene para homenagear um professor por escola, representando todos os professores da Rede Pública Municipal de Ensino. Diretores, coordenadores pedagógicos, professores e seus familiares participaram da solenidade de reconhecimento e agradecimento aos educadores do município. 


Um jantar foi oferecido aos educadores na quinta-feira (18/10), no Palace Buffet, e um show musical com a banda Limão com Mel reuniu os homenageados e o público em geral, na sexta-feira (19/10), na Margem Esquerda de Sobral. O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e o prefeito Ivo Gomes, também estiveram presentes. 

Para o professor da Escola Mocinha Rodrigues, Reginaldo Araújo, que já atua há dez anos na rede pública municipal de Sobral, foram seis dias intensos de reconhecimento, aprendizagem e agradecimentos. "Nunca tinha vivido uma semana tão especial. Foi um momento de muita gratidão, pois fui reconhecido por anos de trabalho, fui homenageado e representei meus colegas e pude estar à frente de eventos. Ser protagonista desse momento foi maravilhoso", disse. 

Outros Olhares: Ofício de Educar



Integrada à programação da I Semana do Professor, o evento "Outros Olhares: Ofício de Educar" reuniu, no sábado (20/10), cerca de 1.300 pessoas, dentre professores e estudantes na Universidade Federal do Ceará – campus Mucambinho. O evento foi promovido pela Secretaria da Educação de Sobral e Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional, com o objetivo de oferecer aos educadores oportunidades para que os seus saberes e emoções sobre o ofício de educar pudessem se encontrar com outros olhares, descobrindo novas perspectivas e renovando seus sentimentos acerca da profissão.

"O 'Olhares' sempre traz algo bom para a gente. Ele sempre traz novidades nas palestras e formações que vão refletir nas nossas práticas pedagógicas junto aos nossos alunos", afirmou o professor da Escola Jacira Mendes de Oliveira, no distrito de Jordão.


Educadores do ensino público municipal, estadual e superior participaram de palestras, minicursos, workshops e oficinas com temáticas voltadas para o processo de ensino-aprendizagem, robótica educacional, afetividade e controle emocional. Os professores também puderam compartilhar relatos de experiências de ensino nas sessões científicas. Ao final do evento, os dez melhores trabalhos foram premiados. Os autores e coautores receberam troféus e certificados.

"O 'Olhares' encerra a primeira semana do professor em Sobral, na qual tivemos momentos para relaxar, conversar e dançar, pois sabemos que isso também é necessário. Minha gratidão, meu reconhecimento e meus parabéns aos professores", disse o secretário da Educação, Herbert Lima.