segunda-feira, 22 de abril de 2019

Inscrições abertas para o Prêmio Professores do Brasil


Visando reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas de todo o País, estão abertas até o dia 31 de maio, as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil. Os educadores poderão concorrer nas categorias: Educação infantil; Anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; e Ensino Médio.

No ato da inscrição online, por meio do site oficial, o candidato deverá apresentar, em formato escrito, um relato de prática pedagógica de sua autoria que tenha tido resultados comprovados entre janeiro de 2018 e o término das inscrições.

Neste ano, o prêmio conta com cinco temas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem Criativa.

Etapas

A premiação é composta por três fases. Na etapa estadual, serão premiados 486 educadores, dos quais 162 seguem para a próxima etapa, a regional. Na fase regional, há um vencedor por categoria de cada região, totalizando 30 vencedores. Eles receberão R$ 5 mil reais e medalhas, cada um.

A etapa final, nacional, contempla seis vencedores, sendo um de cada categoria. Os professores vencedores da fase regional participarão do evento final, com todas as despesas de viagem custeadas pelo Ministério da Educação, além de ter suas experiências publicadas na página do prêmio.

O resultado final dos ganhadores deste ano será divulgado no dia 28 de novembro em Cuiabá (MT). Serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios aos educadores, além de uma viagem para os seis vencedores nacionais e seus respectivos coordenadores pedagógicos, totalizando 12 pessoas.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

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