quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Secretaria da Educação de Sobral lança Documento Curricular da Educação Infantil




Dando mais um passo rumo à excelência na educação pública do Município, a Secretaria da Educação de Sobral lançou o Documento Curricular da Educação Infantil de Sobral, em seminário realizado na sexta-feira (31/01), no Centro de Educação a Distância. A solenidade abriu o ano letivo 2020 e contou com a participação de diretores, coordenadores e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Sobral.
Na ocasião, foram entregues os certificados para os participantes do grupo de trabalho de elaboração do currículo e exibido um vídeo, que apresenta o cenário da educação de Sobral e explica como está estruturado o currículo da Educação Infantil. Cada escola recebeu exemplares do Documento Curricular da Educação Infantil e o banner que retrata a estrutura do currículo.





O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destacou os investimentos na educação infantil e a importância do momento para a educação de Sobral. “Provavelmente, temos o primeiro documento curricular finalizado e formalizado de um município já inspirado nas expectativas que a BNCC tem e em outras expectativas que são regionais e próprias de Sobral. Certamente, este documento vai servir também de inspiração para outros municípios, educadores e gestores conceberem os seus currículos no âmbito da Educação Infantil. A realização deste momento é um marco importante para a educação de Sobral e, de maneira mais especial, para a educação infantil”, disse o gestor.



A elaboração do documento teve início em 2017 com a criação do grupo de trabalho formado por diretores escolares, coordenadores pedagógicos, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), do Conselho Municipal de Educação sob a consultoria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, que definiram conceitos e realizaram estudos que norteariam a produção do currículo.

Estamos aqui hoje para enaltecer o profissionalismo da Educação Infantil e fazemos isso com um documento que diz que a gente precisa ter técnica e conhecimento científico muito específico para trabalhar com a educação infantil. É muito desafiador trabalhar com criança pequena e nos dá a sensação de que estamos muito vivos e podemos fazer alguma coisa para melhorar o futuro da nossa cidade e do nosso país”, disse a gerente de conhecimento aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Beatriz Abuchaim.


Posteriormente, foram realizadas pesquisas de campo em escolas da sede e distrito, com gestores escolares, professores, familiares e com crianças do 1° ano do ensino fundamental. As visitas também ocorreram nos centros de educação infantil com observação de sala de aula, diálogo com as crianças do infantil V e familiares de todos os segmentos. O documento também passou por uma consulta pública tendo recebido a contribuição de 174 pessoas, sendo mais da metade composta por professores da rede municipal.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Kathleen Arcanjo, a elaboração deste currículo específico para a Educação Infantil “é um marco histórico para Sobral, que mais uma vez dá exemplo de uma gestão eficaz e de uma educação que não se cansa de dar orgulho ao povo desta terra”.



O Currículo da Educação Infantil de Sobral se estrutura a partir de princípios e concepções que orientam as propostas pedagógicas, com vistas ao desenvolvimento pleno das crianças. Esses princípios estão expressos em sete afirmativas que ressaltam concepções de criança, desenvolvimento integral, inclusão e respeito à diversidade humana, currículo, professor, família e integração curricular. A partir dos saberes construídos na própria rede e em articulação com a Base Nacional Comum Curricular, o Currículo da Educação Infantil busca superar os desafios atuais e ampliar o diálogo para garantir as múltiplas vozes e experiências que compõem a rede.



Confira o currículo AQUI