sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Abertas as inscrições para a OBA e MOBFOG 2020

Estão abertas as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As escolas públicas e privadas interessadas podem realizar a inscrição até o dia 18 de fevereiro no site oficial da competição.

A prova da OBA será aplicada no dia 15 de maio e acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do Ensino Fundamental e um para os estudantes do Ensino Médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica. O resultado final da olimpíada será divulgado no dia 15 de setembro.  

Toda escola cadastrada para participar da OBA está, automaticamente, cadastrada para participar também da MOBFOG, uma olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar obliquamente, o mais distante possível, um foguete feito de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

Em 2019, os estudante de Sobral conquistaram 182 medalhas na OBA, sendo 67 de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Universidade Paulista (UNIP).

- Inscrição e regulamento disponíveis aqui.