segunda-feira, 8 de abril de 2024

Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é lançado em Sobral


A Secretaria da Educação de Sobral realizou, na sexta-feira (05/04), o lançamento da edição municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. O evento contou com a participação do secretário da Educação, Herbert Lima.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada possui cinco eixos, sendo eles: “Governança e Gestão”; “Formação”; “Infraestrutura”; “Avaliação”; e “Boas Práticas”. O eixo de Infraestrutura está garantindo a disponibilidade de recursos para instalação dos Cantinhos de Leitura dentro das salas de 1º e 2º ano.

Todas as escolas da rede municipal receberam recursos para a instalação desses espaços, que fortalecerão o incentivo às práticas de leitura apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial.


“Essa iniciativa do Governo Federal vem reforçar uma das mais importantes políticas públicas não só de Sobral, mas de toda e qualquer rede, que é o processo de alfabetização. Esse é um fortalecimento do trabalho que Sobral já vem fazendo há muito tempo, e nós estamos felizes em implementar esse compromisso em nossa cidade”, afirmou o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

O objetivo central é assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano, afetadas pela pandemia.


A secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, participou de forma virtual. Em sua fala, afirmou que “este é um momento importante em que Sobral reafirma a sua adesão a esta convocação nacional que vem sendo feita pelo Ministério da Educação, exatamente para garantir o sucesso da alfabetização na idade certa. Sobral já se compromete com isso há mais de duas décadas, mas sabemos que há sempre o que melhorar, para que possamos ter leitores com competências cada vez mais consolidados. Desejo muito sucesso a todos”.

O CNCA é um regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, que almeja, por meio da conjugação dos esforços, garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. Lançado em junho de 2023, o programa tem a previsão de investimentos de R$ 2 bilhões em quatro anos.