quarta-feira, 12 de junho de 2019

Escolas da rede municipal de Sobral participam da Olimpíada de Língua Portuguesa


Estudantes e professores do 5° ao 9° ano da rede municipal de Sobral participam da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, que nesta edição reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Ao todo, o estado do Ceará recebeu mais de 14 mil inscrições. A rede municipal de Sobral, composta por 46 escolas de Ensino Fundamental, registrou 131 inscrições nas categorias: poemas, memórias literárias e crônicas.

O objetivo do concurso é fazer com que o estudante resgate histórias, estreite vínculos com a comunidade e aprofunde o conhecimento sobre a realidade, contribuindo assim para o desenvolvimento de sua cidadania. Serão realizadas, até o dia 9 de maio, oficinas em salas de aula, nas quais os professores promoverão oficinas de leitura e escrita com todos os alunos das turmas participantes.

A etapa escolar será realizada de 12 a 19 de agosto, na qual serão selecionadas produções que representarão cada escola na Olimpíada. A etapa municipal ocorre de 22 de agosto a 9 de setembro e irá avaliar as produções que representarão o município na fase estadual, realizada de 26 de setembro a 11 de outubro.

Na etapa regional, professores e alunos semifinalistas participam de atividades culturais e formativas em uma capital brasileira, entre os dias 23 de outubro e 19 de novembro. Os finalistas serão divulgados nesta mesma data. No dia 5 de dezembro, haverá a divulgação oficial dos 28 alunos e professores vencedores. A cerimônia de premiação será realizada no dia 9 de dezembro, em local a ser definido pela comissão organizadora.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. Realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o concurso integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro e procura contribuir para a melhoria da qualidade de ensino e para o aperfeiçoamento da escrita dos alunos inscritos. Nesta edição, a premiada escritora mineira, Conceição Evaristo, será homenageada.

- Leia o regulamento completo, clicando aqui.