segunda-feira, 7 de maio de 2018

Abertura do #SobralnoEnem reúne multidão de estudantes

A Prefeitura de Sobral iniciou, na sexta-feira (04/05) a segunda edição do #SobralnoEnem, voltado a estudantes do 3º ano do ensino médio das escolas públicas, residentes em Sobral. Mais de 2 mil estudantes inscreveram-se no curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio. No sábado (05/05), os estudantes tiveram as primeiras aulas de matemática, língua portuguesa e história.

Segundo o prefeito Ivo Gomes a realização das aulas preparatórias para o ENEM cumpre, em parte, uma de suas promessas de campanha: priorizar as juventudes sobralenses. “Uma das coisas mais importantes para as juventudes é ter a oportunidade de se formar e se preparar para o mercado de trabalho, então, nós idealizamos este programa, #SobralnoEnem, para ajudar os jovens sobralenses oriundos de escolas públicas, que não têm recursos para pagar cursinhos caros”, disse o prefeito, garantindo as próximas edições do curso, durante seu mandato.

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, deu as boas-vindas para os estudantes e destacou a importância do curso. “O Enem permite promover a inclusão social através do ingresso em universidade. É a porta de entrada para garantir um bom futuro para cada um de vocês, que irão se preparar para serem profissionais brilhantes e realizar seus sonhos. Espero que vocês tenham muito êxito nas aulas e preparem-se não só através das aulas, mas em casa, em grupos de estudos, no colégio”, disse.

Na aula-show, o professor Haroldo Guimarães, ator, comediante e advogado, compartilhou sua história de vida de estudante com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), como superou as dificuldades e deixou conselhos para os estudantes. “Passar no vestibular é a forma mais fácil de você interromper uma pobreza intergeracional. Todos são capazes; não se sabote, pois você pode sempre melhorar e especialize-se em ser quem você é. Se você fizer uma redação por semana e levar para o professor corrigir e ficar ligado no que está acontecendo no mundo você vai se dar muito bem no Enem”, disse Haroldo.


O estudante Paulo Araújo, que foi aluno do #SobralnoEnem no ano passado, deu um recado para os novos alunos deste ano: “Façam as redações semanais, deem o seu melhor que vocês conseguirão realizar os sonhos de vocês assim como eu realizei meu sonho e hoje estou estudando Psicologia da Universidade Federal do Ceará”.

O cursinho #SobralnoEnem contará com 20 encontros presenciais, aos sábados, até a data de aplicação do Enem, dia 4 e 11 de novembro, dois simulados, material didático, lanche, laboratório de redação e transporte para os estudantes que moram nos distritos de Sobral. As aulas também estão sendo transmitidas no canal da Secretaria da Educação (www.youtube.com/seducsobral).