segunda-feira, 14 de maio de 2018

Alunos da Escola Maria José participam da XX Olimpíada Brasileira de Informática


Os alunos da Escola Professora Maria José Santos Ferreira Gomes participaram, na sexta-feira (11/05), da XX Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2018), competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.  A OBI é disputada nas modalidades Iniciação, na qual os alunos realizam prova de múltipla escolha com questões de lógica; e Programação, feita em computador com tarefas de programação.

A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela Ciência da Computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. Todos os participantes receberão certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão, ainda, medalhas de ouro, prata e bronze, além de serem convidados para a Semana Olímpica da OBI, no Instituto de Computação da Unicamp, na qual os alunos participam de cursos e treinamentos em vários níveis.

Segundo o diretor Pedro Grandson, é a primeira vez que a Escola Maria José participa da competição. “Desde o início do ano, os alunos são preparados para as mais diversas olimpíadas e os frutos desse trabalho já são percebidos. Recentemente, recebemos o resultado final da Canguru de Matemática e ficamos muito felizes com as 37 premiações (19 medalhas e 18 menções honrosas) conquistadas por nossos jovens talentos”, comemora o diretor.

Esse ano de 2018, a escola tem oito alunos participando do Programa de Iniciação Cientifica (PIC), todos bolsistas do CNPQjr, pelos resultados que obtiveram na Olimpíada Brasileira de Matemática. “Acreditamos que essa participação e a experiência adquirida nessas aulas por esses meninos(as) trarão frutos e se somarão às estratégias já realizadas por nossa Escola. O sonho da equipe é dar destaque a essa instituição, como ‘Escola Olímpica’”, disse o professor Luciano Epifânio, responsável pela preparação dos alunos.