sexta-feira, 4 de maio de 2018

Escolas municipais de Sobral farão Busca Ativa Escolar no sábado (5)


As escolas municipais de Sobral realizarão, no sábado (05/05), o dia “D” de Busca Ativa Escolar. Os agentes educacionais irão visitar as famílias com crianças e jovens de 4 a 17 anos, visando trazer os alunos evadidos de volta para a sala de aula. A iniciativa é uma das estratégias do “Fora da Escola Não Pode!”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar.

O Fora da Escola Não Pode! é uma iniciativa do UNICEF para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Desenvolvida por meio de diversas frentes de atuação, a iniciativa procura conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar e sugerir planos práticos para chegar a uma solução.

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, que auxiliará na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Com proposta semelhante o Governo do Estado do Ceará lançou o programa “Nem Um Aluno Fora da Escola”. A iniciativa atuará em dois eixos: prevenção do abandono escolar e inserção no sistema educacional de jovens que já se encontrem ausentes das unidades de ensino. A ideia do Estado é premiar os municípios que se destaquem com os melhores resultados.