terça-feira, 29 de maio de 2018

Centenário do Eclipse | Estudantes participam de sessão especial no Planetário de Sobral



Estudantes da Rede Municipal de Educação de Sobral participaram, na tarde desta terça-feira (29/05), de uma sessão especial no Planetário Sobral, como parte da programação do centenário do Eclipse de Sobral (1919-2019). Na ocasião, o secretário da Educação, Herbert Lima, destacou a importância do fato histórico ocorrido em Sobral, que revolucionou a ciência mundial ao tornar possível a comprovação da Teoria da Relatividade Geral do físico alemão Albert Einstein.

A partir das 19h, na Praça do Patrocínio, a Prefeitura de Sobral abre as comemorações do centenário com assinatura do decreto que institui o “Ano Municipal das Ciências” em Sobral; palestra do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), professor Ildeu Moreira; apresentações culturais, como o espetáculo teatral "A Natureza da Luz", do Grupo Teatro Seara (Seara da Ciência UFC), e o Quarteto de Cordas da Universidade Federal do Ceará.

Também será aberta a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, com fotografias e reproduções de jornais da época com relatos do trabalho da comitiva de cientistas que documentou o eclipse de Sobral. Até o dia 29 de maio de 2019, serão realizadas palestras, exposições, congressos, simpósios e será construído o “Monumento da Luz".