Dando continuidade ao planejamento da implementação das competências socioemocionais nas escolas municipais de Sobral, nesta quinta-feira (23), o secretário da Educação, Herbert Lima, e gestores da Secretaria estiveram reunidos com representantes do Instituto Ayrton Senna, em Sobral. Durante o encontro, foram abordadas questões como currículo, metodologia, práticas pedagógicas e gestão.
O próximo passo será o início do processo formativo da equipe da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que será realizado de 04 a 07 de dezembro de 2017, para que os conteúdos das competências socioemocionais sejam repassados para os professores da Rede Municipal de Ensino, a partir de 2018.
Durante o mês de outubro, algumas ações que objetivam a implementação das competências para o século XXI foram realizadas, tais como: workshop de apresentação da metodologia “Diálogos Socioemocionais”, que contou com a participação de profissionais da Secretaria da Educação e da Esfapege, e a aplicação de um questionário com 1.236 estudantes de quatro escolas municipais de Sobral.
Competências Socioemocionais
Para além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever, resolver cálculos, a escola irá trabalhar para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos, com os outros, com objetivos de vida, enfocando aspectos complexos como responsabilidade, pensamento crítico, colaboração, abertura para o novo e capacidade de resolver problemas e de gerir emoções.
Participaram da reunião o secretário da Educação, Herbert Lima, gestores da Secretaria; a gerente de projetos do EDULAB21, Laura Piso; e os especialistas do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil, Shirley Ferrari, Cleneide Nunes e Kátia Mori.
O próximo passo será o início do processo formativo da equipe da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), que será realizado de 04 a 07 de dezembro de 2017, para que os conteúdos das competências socioemocionais sejam repassados para os professores da Rede Municipal de Ensino, a partir de 2018.
Durante o mês de outubro, algumas ações que objetivam a implementação das competências para o século XXI foram realizadas, tais como: workshop de apresentação da metodologia “Diálogos Socioemocionais”, que contou com a participação de profissionais da Secretaria da Educação e da Esfapege, e a aplicação de um questionário com 1.236 estudantes de quatro escolas municipais de Sobral.
Competências Socioemocionais
Para além das habilidades clássicas, como saber ler, escrever, resolver cálculos, a escola irá trabalhar para o desenvolvimento de competências socioemocionais nos estudantes, preparando-os para se relacionarem consigo mesmos, com os outros, com objetivos de vida, enfocando aspectos complexos como responsabilidade, pensamento crítico, colaboração, abertura para o novo e capacidade de resolver problemas e de gerir emoções.
Participaram da reunião o secretário da Educação, Herbert Lima, gestores da Secretaria; a gerente de projetos do EDULAB21, Laura Piso; e os especialistas do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil, Shirley Ferrari, Cleneide Nunes e Kátia Mori.