segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Seminário sobre a Educação de Sobral reúne gestores de 14 estados

A Secretaria da Educação de Sobral promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, a 6ª edição do “Seminário sobre a Educação de Sobral: A trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País”, no auditório da Prefeitura de Sobral. O evento contou com a participação de gestores e educadores dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Groso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo.

Na abertura do seminário, o secretário da Educação, Herbert Lima, apresentou as estratégias adotadas pelo Município, que o fizeram ter a melhor Rede Pública de Educação do Brasil e respondeu às dúvidas dos participantes. Também participou do seminário a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica de Sobral, Jamile Fonteles, que revelou as estratégias pedagógicas do município.
 

Para a gestora administrativa pedagógica da Secretaria de Educação do Rio Verde (GO), Luzimeire de Souza, participar do seminário foi surpreendente. “A gente comprovou que realmente tudo que ouvimos falar acontece de verdade aqui, na prática. Vimos a criança com o professor mediando a aprendizagem da forma que foi apresentada no seminário. Parabenizamos pela seriedade do trabalho desenvolvido em Sobral, que tem um ranking merecido, de fato merecido. Estamos levando essa contribuição para nossa cidade, para que nós possamos também melhorar a nossa educação”, disse.

Formação dos professores

No segundo dia de seminário, os participantes puderam conhecer as atividades desenvolvidas pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações mensais dos professores da Rede Municipal de Ensino, com apresentação da diretora pedagógica da Esfapege, Carolina Campos. Encerrando o Seminário, todos os participantes visitaram o Colégio de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão, que obteve Ideb (7,6) ficando em 6° lugar no Brasil, entre as escolas municipais de Ensino Fundamental II. Um grupo de gestores das cidades de Rio Verde (GO) e Canaã dos Carajás (PA) visitaram o Centro de Educação Infantil Maria Menezes Cristino, localizado no bairro Padre Palhano.




“A visão da comitiva que veio dos Carajás é de contemplação, de contentamento com as práticas implantadas no sistema municipal de ensino de Sobral, a concepção que de fato no Município a gestão da educação é feita de um modo muito responsável, cumprindo para além das determinações legais da educação nacional. A gente retorna com um olhar muito positivo pelas práticas, pela política, pelo desenvolvimento da política educacional, pela responsabilidade dos alunos, dos agentes públicos para com essa educação pública Municipal”, disse Leuzilda Rodrigues, coordenadora de formação da rede municipal de ensino de Cannã dos Carajás (PA)

Baixe seu certificado AQUI

Veja o vídeo do VI Seminário sobre a experiência Educacional de Sobral.