sexta-feira, 24 de maio de 2019

Estudantes da Rede Municipal de Sobral conquistam 95 premiações na I Olimpíada de Física e Astronomia do IFCE

Os estudantes das escolas municipais de Sobral conquistaram 95 premiações na I Olimpíada de Física e Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Foram seis medalhas de ouro, 16 medalhas de bronze, 14 medalhas de prata e 59 menções honrosas. A solenidade de entrega das medalhas e certificados foi realizada na quinta-feira (23/05), no auditório do Centro de Educação a Distância (CED) do Ceará, em Sobral.

Ao todos participaram da Olimpíada 19 escolas municipais e a Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes foi o destaque com maior número de medalhas, sendo 6 medalhas de ouro, 3 medalhas de prata e 5 medalhas de bronze. Durante a premiação, estiverem presentes estudantes, diretores, professores da rede municipal de Sobral, além do secretário da Educação do município, Herbert Lima.

A competição foi realizada no dia 4 de maio em três níveis: Nível A (estudantes matriculados no ensino fundamental); Nível B (estudantes matriculados no ensino fundamental); e Nível C (estudantes convidados). A Olimpíada teve como objetivo proporcionar desafios aos alunos, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e incentivar o ingresso de estudantes nas áreas científicas e tecnológicas.


A Olimpíada de Física e Astronomia é uma iniciativa do Instituto Federal do Ceará (IFCE), vinculada ao Evento Científico Unificado: Jornada da Física. A proposta de elaborar uma olimpíada para os estudantes de ensino fundamental, médio e superior, surgiu neste ano, data em que se comemora o centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.