segunda-feira, 20 de maio de 2019

Passeata abre a IX Semana do Bebê de Sobral




Uma grande passeata pela primeira infância foi promovida na manhã de sábado, 18 de maio, saindo da Praça de Cuba e seguindo até Praça da Igreja do Patrocínio, onde foi realizada a Estação do Brincar. O movimento deu início às atividades da 9ª edição da Semana do Bebê de Sobral que aborda o tema “Quem ama cuida e protege” e contará com mais de 200 atividades até o dia 24 de maio.

Na ocasião, a criança guardiã do ano de 2018, Ana Jullya, passou a chave da cidade à vice-prefeita, Christianne Coelho, que a entregou à criança guardiã deste ano, Lucas Davi Vieira, estudante do Infantil V no Centro de Educação Infantil Jean Torez trindade. Participaram da caminhada mais de 2 mil pessoas entre crianças, pais, professores, diretores e técnicos das secretarias municipais.


A vice-prefeita Christianne Coelho destacou a importância da data para a gestão. “Tem sido prioridade para o nosso mandato cuidar bem das nossas crianças porque sabemos que são nos primeiros anos de vida que as maiores transformações acontecem. Nós vamos às ruas para que a população veja, se aproprie e tenha esse mesmo orgulho que nós temos de ter a melhor educação do Brasil, a menor taxa de mortalidade infantil e indicadores excelentes em todas as áreas”, disse a vice-prefeita.


O evento contou com a apresentação do coral infantil “vozes do aconchego” do CEI Maria Menezes Cristino. “Esse momento é a demonstração de que Sobral dá exemplo não só para o Estado, mas para o País inteiro do quanto é importante cuidar, mas acima de tudo desenvolver ações que integram saúde, educação e assistência, fazendo com que a gente possa contribuir com o desenvolvimento das crianças e a preparação para a vida”, disse o secretário da Educação, Herbert Lima.

Instituída pela Lei Municipal nº 1.159/2012, a Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos de idade prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A programação da Semana do Bebê Sobral conta com mais de 200 atividades como apresentações culturais, palestras, seminário, cuidados com os bebês, primeiros socorros, contação de histórias, oficinas e muito mais. As ações irão contemplar escolas municipais, Centros de Saúde da Família (CSF) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros e distritos.

No dia 24 de maio, ás 14h, será realizado o seminário de enceramento da Semana do Bebê, no Centro de Convenções de Sobral (Salão Vênus). Para participar do seminário, que abordará o tema “Fortalecimento da Rede de Proteção e Cuidado à Criança – A Importância dos Primeiros 1000 Dias”, os interessados deverão realizar a inscrição online aqui. https://doity.com.br/seminarioencerramentosemanadobebe.

- Confira a programação completa

- Veja as fotos da passeata aqui