terça-feira, 26 de junho de 2018

Professores das escolas municipais participam de oficinas de implementação de novos currículos


Cumprindo mais uma etapa de implementação do currículo de Língua Portuguesa e Matemática, a Secretaria da Educação de Sobral promoveu, no dia 21 de junho, uma oficina preparatória com professores do 3º ano do ensino fundamental das escolas municipais, no auditório da Prefeitura de Sobral. O objetivo foi aprofundar o conhecimento dos educadores sobre a estrutura do novo documento curricular

Mensalmente, todos os professores da rede municipal recebem formações e vão conhecendo as expectativas do novo currículo. “Essa oficina é um momento de estudo sobre o novo currículo para que os professores entendam sua estrutura, os textos auxiliares e os novos conceitos, como perfil de entrada e perfil de saída de cada ano e como acontecerá a progressão dos estudantes”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental, Edna Carvalho.

Os documentos curriculares de Língua Portuguesa e Matemática estão organizados em quatro eixos, cada. Neste ano, estão sendo implementados os eixos leitura, na disciplina de Língua Portuguesa, e tratamento da informação, em Matemática. Os currículos têm como princípios norteadores: alcançar a excelência acadêmica, garantir equidade, promover o desenvolvimento da pessoa e formar cidadãos críticos e bem-sucedidos profissionalmente.

A Secretaria também está elaborando um novo currículo de Ciências em parceria com a Fundação Lemann e pesquisadores da Universidade de Stanford. A elaboração dos novos currículos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências se alinha com a meta de elevação da qualidade da educação oferecida nas escolas municipais de Sobral para níveis internacionais.