quinta-feira, 14 de junho de 2018

Educação de Sobral é referência para maior cidade da América do Sul

O prefeito Ivo Gomes recebeu, na quarta-feira (13/06), o secretário municipal de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, que veio para Sobral conhecer a política educacional do município. Hoje Sobral tem a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O gestor da capital paulista, que está em Sobral desde terça-feira (12/06), também esteve reunido com o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, que apresentou a estrutura, programas e resultados da Rede Municipal de Ensino de Sobral, além das estratégias e instrumentos utilizados pela Secretaria para acompanhamento e avaliação constantes da qualidade da aprendizagem nas escolas.


Também foram apresentados o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa, que fornece um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes das escolas de Sobral; além das novas iniciativas de Sobral, como a implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, a elaboração do currículo de Ciências, a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e a inserção das competências socioemocionais nas escolas.

Entre os equipamentos visitados pelo gestor estão o Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, no Monsenhor Aloísio, onde assistiu a uma aula de Matemática; o Centro de Educação Infantil (CEI) Terezinha Rodrigues da Silva; a Casa da Avaliação; a Escola Estadual de Educação Profissional Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales; e a Escola Emílio Sendim, que tem o maior Ideb do Brasil (9,8).