quinta-feira, 21 de junho de 2018

Câmara de Vereadores de Sobral faz diplomação dos 21 vereadores mirins


O Poder Legislativo realizou, na noite de quarta-feira (21/06), a sessão solene de diplomação dos 21 vereadores mirins e seus suplentes eleitos para compor a primeira Câmara Mirim de Sobral. A solenidade contou com a presença presidente da Câmara, Paulo Vasconcelos, e demais vereadores, do juiz eleitoral, Cavalcante Neto, do secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e da vice-prefeita Christianne Coelho, além de gestores escolares, professores, familiares e sociedade em geral.

A vice-prefeita Christianne Coelho destacou a importância do momento: “Passei quatro anos como vereadora nessa casa e hoje foi um momento que mais me emocionou pela desenvoltura dos vereadores mirins e pelo talento que fica evidente pela forma como falam de responsabilidade e pelo olhar crítico sobre a cidade. A política é formada, em sua grande maioria, por homens e hoje aqui nós temos a maioria de mulheres. Fiquei muito feliz que essa seja a política do futuro, uma política inclusiva, uma política plural e igualitária entre homens, mulheres e pessoas com deficiência”.

Emocionado, o presidente da Câmara, Paulo Vasconcelos falou que o programa 'Câmara Mirim' é uma oportunidade para se repensar política na região. “Eu vejo a oportunidade de jovens ajudarem a cidade com ideias e projetos inovadores, dentre tantas outras coisas. Que vocês possam desenvolver essas lideranças que todo mundo acredita na juventude. Me sinto muito feliz e realizado com este momento".


As eleições aconteceram no dia 8 de junho, quando estudantes de escolas públicas municipais e privadas elegeram representantes de 18 estabelecimentos de ensino, além de um representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Sobral.   A solenidade de posse dos vereadores mirins será realizada no dia 3 de julho, dentro das comemorações do aniversário de Sobral.

Para o secretário da Educação, Herbert Lima, “essa é uma oportunidade muito importante para que os estudantes possam conhecer e experimentar o processo democrático. Os vereadores mirins foram eleitos através de votações dos próprios estudantes nas escolas e aqui vão conhecer um pouco da rotina do vereador, a importância que ele tem no município e, sem dúvida, também terão a oportunidade de uma formação cidadã”.

Em discurso na tribuna, a estudante da Escola José Parente Prado, Ana Clara Ripardo, disse que participar do programa é uma experiência nova e de muita importância.  “Passar pelo processo eleitoral é muito importante para o nosso presente futuro. E querer algo e conseguir é muito gratificante! Para mim a educação é levada muito a sério e é com garra que iremos melhorar os ambientes escolares”, disse a vereadora mirim.