terça-feira, 9 de junho de 2020

Aula do curso de Letramento Digital abordará Aprendizagem Móvel e o Google Sala de Aula na sexta-feira (12)


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, na sexta-feira (12/06), mais uma aula ao vivo do curso de aperfeiçoamento em Letramento Digital. Abordando o tema “Aprendizagem Móvel e o Google Sala de Aula: Recursos e Aplicações para o Futuro da Educação”, a aula contará com a participação do diretor do Google for Education no Brasil, Alexandre Campos,  e do coordenador do Mestrado em Tecnologia Educacional da UFC, Prof. Dr. Edgar Marçal, e mediação do secretário da Educação de Sobral, Prof. Dr. Herbert Lima.

A partir das 14h, o prof. Dr. Edgar Marçal irá falar sobre conceitos, recursos e ferramentas do mobile learning e sobre o Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). E, a partir das 15h, o prof. Dr. Alexandre Campos irá falar sobre as possibilidades da educação no presente e no futuro com o uso das ferramentas do Google, como o Google Sala de Aula.

O curso de aperfeiçoamento Letramento Digital e Tecnologia Educacional conta com cerca de 10 mil alunos em todo o Brasil. Com carga horária de 180 horas-aula e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o curso é fruto de uma parceria entre a Google, por meio do Google for Education, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação, a Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional e a Universidade Federal do Ceará, através da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual).

Edgar Marçal é diretor geral da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC e coordenador do Mestrado em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará, desde 2009, possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

Alexandre Campos Silva é diretor do Google for Education no Brasil, graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-graduado em Advanced Software Technologies pela University of California Irvine, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Coordenou o MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação da PUC-SP e foi professor do Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Tem experiência na coordenação de projetos de educação a distância, gestão de mudança, tecnologia da informação, empreendedorismo e novas tecnologias.

Herbert Lima é servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Faça sua inscrição aqui.
- Acompanhe a aula ao vivo aqui.