quarta-feira, 10 de junho de 2020

Letramento Digital: Aula abordará computação em nuvem na educação, no sábado (13)


Será realizada, neste sábado (13/06), a partir das 14h, mais uma aula ao vivo do Curso de Aperfeiçoamento em Letramento Digital e Tecnologia Educacional, abordando o tema “Introdução à computação em nuvem na educação: Exemplos e aplicações do Google Forms na avaliação educacional”. O Secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, e a Profa. Dra. Aparecida Prado apresentam o tema de forma prática como importante ferramenta de trabalho no momento atual.

Aparecida Prado é orientadora da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Modelagem Computacional Aplicada da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, é especialista em Informática pela UFC, mestre e doutora em Engenharia de Teleinformática, ambos pela UFC, e pós-doutora em Ciências da Computação (UFERSA/UERN). 

Herbert Lima é servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da UFC. Possui graduação em Física, mestrado com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

Com carga horária de 180 horas-aula e certificado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o curso é fruto de uma parceria entre a Google, por meio do Google for Education, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria Municipal da Educação, a Escola de Formação de Professores e Gestão Educacional e a Universidade Federal do Ceará, através da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica e do Instituto Universidade Virtual.

- Faça sua inscrição aqui.
- Acompanhe a aula ao vivo aqui.