quinta-feira, 4 de junho de 2020

X Semana do Bebê de Sobral será realizada de 6 a 10 de junho




A Prefeitura de Sobral promoverá, de 6 a 10 de junho, a X Semana do Bebê de Sobral com o tema “O impacto da Covid-19 para a saúde do bebê”. A abertura da semana será realizada no sábado (06/06), às 9h, com uma solenidade virtual, que contará com a participação da vice-prefeita Christianne Coelho, do articulador municipal do Selo Unicef, Emídio Silva, da bebê guardiã da chave da cidade, Laiza Lira, e apresentação da Brinquedoteca do Didi.

Nos dias 8, 9 e 10 serão realizadas webconferências, sempre às 15h, sobre “Os desafios do retorno às atividades escolares no pós-pandemia”; “A dimensão socioafetiva entre criança e família em situação de isolamento social” e os “Cuidados com Gestantes e Recém-nascidos em Tempos de Pandemia”. A transmissão ao vivo será realizada no canal da Secretaria da Educação no Youtube e os interessados em receber certificado devem realizar a inscrição aqui.

Durante a semana, serão promovidas diversas atividades virtuais nas Escolas, nos Centros de Educação Infantil, como vídeos educativos, contação de histórias, concurso de desenhos, webinários, roda de conversa virtual, confecção do diário de uma quarentena, oficina de brinquedos reciclados, entre outras. A Secretaria da Saúde irá promover lives sobre os cuidados com a saúde, nutrição e higiene do bebê como medidas preventivas à Covid-19.

Os Centros de Referência da Assistência Social farão vídeos educativos com dicas e sugestões de danças, histórias, músicas e atividades e brincadeiras cantadas; lives sobre cuidados com a saúde mental da criança em isolamento social e sobre fortalecimento de vínculos entre mãe e filho por meio da música; contação de histórias infantis com fantoches nas plataformas digitais; vídeo sobre o cultivo da empatia e cuidado para as crianças do Programa Crescer Bem, além do acompanhamento junto das famílias por meio de canais remotos de comunicação pelas visitadoras do Programa Primeira Infância no SUAS-Criança Feliz.

Há 10 anos, Sobral realiza a Semana do Bebê, que é uma importante estratégia de mobilização social em favor da primeira infância, apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A Semana do Bebê é uma ação intersetorial promovida pela Prefeitura de Sobral, sob a coordenação do Gabinete da Vice-Prefeitura, e a participação da Secretaria da Educação; da Secretaria da Saúde; da Secretaria de Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social; e da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.

Programação:
06 de junho (sábado)
9h - Live de Abertura da X Semana do Bebê- Acolhida com a Brinquedoteca do Didi

08 de junho (segunda-feira)
15h - Webconferência “Os desafios do retorno às atividades escolares no pós-pandemia”

09 de junho (terça-feira)
15h - Webconferência “A dimensão socioafetiva entre criança e família em situação de isolamento social”

10 de junho (quarta-feira)
15h - Webconferência “Cuidados com Gestantes e Recém-nascidos em Tempos de Pandemia”

- Faça sua inscrição, clicando aqui
- Acompanhe as lives, clicando aqui.
- Veja a programação completa aqui.