quarta-feira, 6 de junho de 2018

ANO MUNICIPAL DAS CIÊNCIAS: Sobral tem 100% das escolas municipais inscritas na OBFEP


Pela primeira vez, 100% das escolas municipais de Sobral com 9º ano do Ensino Fundamental irão participar da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP 2018. Cerca de 970 alunos de 28 escolas municipais de Sobral deverão realizar a prova da primeira fase, no dia 14 de agosto.

A atividade compõe a programação do Ano Municipal das Ciências, em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade do físico Albert Einstein, e está alinhada com a elaboração do novo currículo de Ciências e a adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

O objetivo da OBFEP é despertar o interesse dos estudantes pela Física e Ciências, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF).