quinta-feira, 7 de junho de 2018

Estudantes de 29 escolas municipais de Sobral participam da 1ª fase da OBMEP

Estudantes da Escola Manoel Marinho, no distrito de Caioca.

Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 29 escolas municipais de Sobral realizaram, na terça-feira (05/06), a prova da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018). Em todo o País, mais de 18 milhões de estudantes de 54.496 escolas públicas e privadas estão participando da OBMEP, um número recorde de inscrições.

No dia 13 de agosto será divulgada a lista dos classificados para a 2ª fase e o local de realização das provas, que serão aplicadas no dia 15 de setembro. A Olimpíada visa estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica. O banco de questões de 2018 já está disponível para consultas em http://www.obmep.org.br/banco.htm.

PREMIAÇÃO

A cerimônia regional de entrega da premiação da OBMEP 2017 será realizada no dia 20 de junho, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissionalizante Professora Lysia Pimentel Gomes. No ano passado, os estudantes das escolas municipais conquistaram 152 premiações, sendo 2 medalhas de ouro, seis de prata, 14 de bronze, além de 130 menções honrosas. Também serão premiados quatro escolas e seis professores de escolas municipais de Sobral.

Com o objetivo de identificar jovens talentos, além de incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).