segunda-feira, 25 de junho de 2018

Estudantes de escolas municipais de 1º a 5º ano desenvolverão competências socioemocionais


A Secretaria da Educação de Sobral implementará as competências socioemocionais no currículo dos estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) das escolas municipais, no segundo semestre deste ano. Em maio, o município de Sobral firmou um acordo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna para a promoção da educação integral nas escolas por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

Os coordenadores pedagógicos de 34 escolas municiais de Sobral, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e técnicos da Secretaria da Educação participaram, de 20 a 22 de junho, de um workshop ministrado por Tonia Casarin, mestra em Educação pela Columbia University e autora do livro “Tenho Monstros na Barriga”, uma ferramenta para as crianças aprenderem a identificar as próprias emoções.

Na formação, os educadores entenderam a importância das competências socioemocionais e como desenvolvê-las. Também foram abordados a construção de elementos curriculares, práticas pedagógicas e de gestão para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de instrumento de acompanhamento dessas competências na sala de aula. Em agosto, o workshop contemplará os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS



As competências socioemocionais são a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento dessas habilidades tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade, e em uma série de outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral iniciou o trabalho nas escolas focando o desenvolvimento da empatia, do respeito e da confiança, competências que compõem a macro competência amabilidade. Também serão trabalhadas as macro competências: Autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).