quarta-feira, 6 de junho de 2018

Escola Maria José Ferreira Gomes participa da Olimpíada Cearense de Matemática


A 38ª edição da Olimpíada Cearense de Matemática (OCM) foi realizada no sábado (02/06), nas três cidades do Ceará. Em Sobral, os estudantes da Escola Professora Maria José Santos Ferreira Gomes realizaram a prova aplicada no campus do Instituto Federal do Ceará – Sobral, juntamente com estudantes de uma escola estadual e uma escola privada.

Os 22 estudantes da escola municipal, que participam da turma olímpica com estudo direcionado para olimpíadas, competem em duas modalidades: nível 1 para alunos de 6° e 7º anos e nível 2 para alunos de 8° e 9° anos. “É uma satisfação participar dessa competição tão tradicional, na qual já tivemos alunos de escolas municipais sobralenses premiados em edições anteriores. Temos muitas expectativas quanto aos alunos da Escola Maria José”, disse o diretor Pedro Grandson.

De acordo com dados do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, em todo o Ceará, 1.737 estudantes participaram da Olimpíada, sendo 104 alunos de escolas públicas não seletivas, 90 alunos do Colégio Militar e 1.543 estudantes de escolas particulares. Apenas 5,9% dos participantes da 38ª edição da OCM são estudantes de escolas públicas.



Para o coordenador pedagógico Breno Bastos, “esses momentos são extremamente importantes para os alunos. Primeiro, porque eles ampliam as suas formações acadêmicas e segundo pela experiência de participar de uma competição a nível estadual, concorrendo basicamente com alunos de escolas particulares. E, por último, sendo premiados nessa olimpíada, eles podem vir a ser grande exemplo para os demais que não acreditam no ensino público”.