quinta-feira, 21 de junho de 2018

Realizada em Sobral cerimônia regional de premiação da OBMEP 2017


Medalhistas, familiares, professores e diretores escolares de 53 municípios da regional de Sobral participaram, na manhã de quarta-feira (20/06), da cerimônia regional de premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017, na Escola Lysia Pimentel Gomes. Foram entregues 22 medalhas de prata e 69 de bronze para os estudantes medalhistas, além de troféus e kits didáticos para as escolas e professores premiados.

Estudantes da Escola José Inácio, no Jordão, premiados.
Para os estudantes das escolas municipais de Sobral foram entregues 6 medalhas de prata e 14 de bronze. Ao todo, as escolas municipais sobralenses conquistaram 152 premiações, incluindo as duas medalhas de ouro e 130 menções honrosas. Sobral também teve quatro escolas premiadas (Escola Maria José Santos Ferreira Gomes, Escola José Inácio Gomes Parente, Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão e Escola Raul Monte) e seis professores, que receberam um diploma de homenagem e um kit didático para apoiar suas formações.

Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, falou do potencial transformador das olimpíadas científicas. “Estamos vivendo em Sobral o Ano Municipal das Ciências, que marca o centenário de comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, que só foi possível graças ao eclipse observado de Sobral. Nesse espírito, estamos desenvolvendo uma política de rede para estimular a participação das escolas públicas municipais nas olimpíadas científicas”, afirmou.

Professores e diretores de escolas premiadas
O coordenador regional da OBMEP, Fabius Bonnet, destacou a lisura do processo de correção das provas. Cada prova é corrigida por 14 pessoas e são habilitados para a 2ª fase apenas 5% dos estudantes que fizeram a prova na primeira fase. Durante muito tempo não tínhamos medalhas de ouro na regional de Sobral e hoje temos três. Ver este auditório lotado demonstra o crescimento da Obmep e interesse dos alunos pela Matemática”.

PREMIAÇÃO NACIONAL

Estudantes que conquistaram medalhas de ouro na Obmep 2017

Os três estudantes medalhistas de ouro da regional de Sobral, sendo dois de escolas públicas municipais (Escola José Inácio e Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão) e um de escola particular, também foram homenageados e receberam o certificado de premiação. As medalhas de ouro serão entregues em cerimônia nacional, no Teatro Municipal de Rio de Janeiro, no dia 31 de julho.

O medalhista Carlos Eduardo Mendes, de 13 anos, estudante do 8º ano, no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, classifica como emocionante a conquista da medalha de ouro, que lhe proporcionará a primeira viagem de avião para fora do Estado. “Na primeira vez que participei da Obmep, fui medalha de bronze e não esperava, já no segundo ano, conquistar a medalha de ouro. Foi emocionante! Quero fazer Engenharia para conseguir ajudar meus pais que sempre me ajudaram e me incentivam a estudar”, disse o estudante. 

Como parte do calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, a OBMEP busca estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Estudantes da Escola Maria José premiados na Obmep 2017