terça-feira, 6 de novembro de 2018

Alunos das escolas municipais de Sobral são aprovados para 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Sobral participaram da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), com provas aplicadas no sábado (20/10). Na classificação geral, Sobral teve 180 alunos aprovados para a segunda etapa da olimpíada, sendo 168 estudantes das escolas públicas municipais, melhor resultado do município na competição.

Como parte da programação do Ano Municipal das Ciências, em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral, a iniciativa de estimular a participação dos estudantes em olimpíadas nacionais está alinhada à elaboração do novo currículo de Ciências e à adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

Estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental II de Sobral participaram da 1ª fase da OBFEP, que é destinada a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9° ano) do Ensino Fundamental de escolas públicas. O resultado final da competição será divulgado até o dia 28 de fevereiro de 2019.

Visando despertar o interesse dos estudantes pela Física e Ciências, além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é organizada pela Sociedade Brasileira de Física e promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).