segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Rede pública municipal de Sobral é premiada na Olimpíada de Educação Fiscal 2018

Com três equipes vencedoras nas primeiras colocações, a Escola Professora Maria José Santos Ferreira Gomes foi a campeã geral da Olimpíada de Educação Fiscal 2018, além de uma professora da Escola Maria Yêdda Frota. A premiação foi entregue durante o Seminário de Consolidação do Programa de Educação Fiscal, realizado nesta sexta-feira (23/11), no Centro de Educação a Distância, em Sobral.

Os grupos ‘Guardiãs Fiscais’, ‘Alunos da Escola Pública Maria José Nota 10’ e ‘Olhares Fiscais’, aprovados em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente, receberam um smartphone, um par de óculos de realidade virtual para smartphone e um headphone sem fio. Já a escola campeã recebeu um notebook e um projetor multimídia e a professora foi premiada com um notebook.

Na ocasião, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, recebeu o marco regulatório do programa de Educação Fiscal, se comprometendo a dar continuidade ao projeto nas escolas municipais. "Falar em educação fiscal dialoga muito com esse momento que a educação do município de Sobral vive, pois passa por uma reestruturação curricular. Nesse movimento o aluno tem a possibilidade de ampliar sua formação cognitiva e ter uma visão ampla sobre o que é ser cidadão, sem perder a base fundamental das áreas iniciais", explicou.

Participaram da competição dez escolas da rede municipal de ensino, com equipes compostas por até três alunos matriculados na rede municipal. Os estudantes realizaram provas/atividades online que abordaram temas como: educação fiscal no contexto social, relação Estado-Sociedade, preservação da cidade e do patrimônio público, função social dos tributos, gestão democrática dos recursos públicos e controle social.

Durante a solenidade estiveram presentes estudantes da rede municipal; o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima; a técnica do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais; o representante da Secretaria de Finanças de Sobral, Márcio Bruno; a coordenadora geral da implementação do Programa de Educação Fiscal, Eldeny Rodrigues; a coordenadora pedagógica, Inês Mamede; e o coordenador técnico, Marcelo Maciel.

Promovida pelo Programa de Educação Fiscal e coordenado pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará, em parceria com as prefeituras municipais das cidades-polo de Limoeiro do Norte, Morada Nova, Russas e Sobral, a Olimpíada tem como objetivo disseminar informações acerca dos tributos e sua relação com a justiça social, tornando informações técnicas da legislação acessíveis a toda população.

- Confira os resultados, clicando aqui.