quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Gestores de cinco estados conhecem experiência educacional de Sobral


A política educacional de Sobral tem sido modelo para muitos gestores em todos os estados brasileiros. Interessados em conhecer de perto a educação sobralense, prefeitos, secretários de educação, pesquisadores e professores da Bahia, Ceará, Maranhão, Goiás e do Rio de Janeiro participaram do 13º Seminário sobre a Educação de Sobral, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, no Planetário de Sobral.

Abrindo o seminário, o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, apresentou a trajetória educacional de Sobral nos últimos 20 anos, as medidas adotadas pela gestão municipal para superar as dificuldades encontradas ao longo do caminho, os parceiros e programas adotados pelo município, além dos novos desafios como, a implementação dos novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática; a construção do novo currículo de Ciências aliado ao uso de tecnologia; o trabalho com as competências socioemocionais nas escolas e a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Na sexta-feira (26/10), os gestores conheceram o trabalho desenvolvido pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege), responsável pelas formações em serviço dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Os participantes também puderam visitar o Centro de Educação Infantil Jacyra Pimentel Gomes, no bairro Cohab II, e a Casa da Avaliação, que elabora as provas e aplica avaliações semestrais com todos os estudantes do Infantil V ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O prefeito de Mata de São João-BA, Marcelo Oliveira, agradeceu aos gestores de Sobral pelo compartilhamento das experiências. “Nesses dois dias que passamos aqui em Sobral, vimos que não existe fórmula mágica e nem milagre para fazer uma boa educação. Com formação de professores, com seleção dos diretores mais competentes, com material didático adequado e avaliações sistemática e permanente. Saio daqui com largos estímulos para implantar algumas dessas experiências em Mata de São João”.


Retornando com muita satisfação e aprendizados renovados. Levo a certeza que a diferença na educação de Sobral acontece pela determinação e seriedade no monitoramento, acompanhamento e firmeza na condução das relações profissionais. Não tem mágica, mas sim coragem para enxergar e não se preocupar com modismos”, pontua a assistente pedagógica da Secretaria da Educação do município de Saubara-BA, Lourdes Nunes.

Participaram do seminário, o diretor do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral, Amaury Gomes, a representante da Coordenadoria de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jacyra Pimentel; e de educares das cidades de Mata de São João, Saubara e Vitória da Conquista, na Bahia; de Cidade Ociental, em Goiás; dos municípios de Chapadinha e Governador Edison Lobão, no Maranhão; e da cidade Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro.

- Inscrições para o XIV Seminário sobre a Educação de Sobral AQUI.
Data: 29 e 30 de novembro
- Veja todas as foto, clicando aqui.