Com o maior Ideb do Brasil (9,8), a Escola Emílio Sendim foi apresentada na reportagem, que abordou o quarto objetivo do plano que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas.
“Eu acho que a educação daqui é muito boa e eu acho que ela [minha filha] tem tudo para se formar e ser uma cidadã de bem. É o que eu espero. Ela me ensina hoje. Com nove anos de idade, no quarto ano. Eu aprendo com ela”, disse Maria Andreza Alves, mãe da estudante Dafne, de 9 anos.
Sobral tem hoje a melhor rede de educação pública do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. Com os investimentos na educação, o município saltou da posição 1.366º, no Ideb de 2005, para o primeiro lugar do país, no Ideb 2015.
Com os novos currículos de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática que estão sendo implementados pelo município, o desafio é elevar o patamar da rede de ensino para uma das três melhores da América Latina.