Dando continuidade à implementação das competências socioemocionais nas escolas municipais, coordenadores e diretores da rede pública municipal de Sobral participaram de uma reunião, na terça-feira (14/08), com representantes do Instituto Ayrton Senna, no auditório da Prefeitura Municipal. Estiveram presentes no encontro, a gerente de projetos do eduLab21, Laura di Pizzo, e as especialistas do Instituto Ayrton Senna, Shirley Ferrari e Kátia Mori.
Durante toda esta semana, professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participam de formações com especialistas do instituto para entenderem a importância das competências socioemocionais e como desenvolvê-las. Também são abordadas práticas pedagógicas e de gestão para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de instrumento de acompanhamento dessas competências na sala de aula.
Na quarta-feira (15/08), membros do instituto visitaram o Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria de Lourdes Vasconcelos. Em seguida, o Secretário da Educação, Herbert Lima, participou de uma reunião com a gerente de projetos do eduLab21, Laura Piso, e demais coordenadores e técnicos da Secretaria.
Em maio, o município de Sobral formalizou o acordo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna para a promoção da educação integral nas escolas por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes. A partir do mês de setembro, todas as formações de professores contemplarão atividades relacionadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais.
As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Em Sobral, serão trabalhadas a autogestão, o engajamento com os outros, a resiliência emocional e a abertura ao novo.