quinta-feira, 16 de julho de 2020

Educação 4.0 e Sistemas Tutores Inteligentes serão temas de uma palestra na sexta-feira (17)


Estão abertas as inscrições para mais uma palestra/aula sobre educação e tecnologia ao vivo, que será realizada na sexta-feira (17/07), das 14h às 17h, no canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube. Esta live contará com a participação do Prof. PhD. Ig Ibert Bittencourt e da Prof.ª PhD. Patrícia Jaques com mediação do secretário da Educação de Sobral, Prof. Dr. Herbert Lima. Todos os inscritos receberão certificado de participação e devem assinar a lista de presença digital, por meio da frequência virtual, durante a live. 

A primeira palestra abordará o tema “Educação 4.0: Desafios Tecnológicos e Educacionais” e será proferida pelo professor Ig Ibert Bittencourt. Professor Associado do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Ig Ibert é bolsista do CNPq DT-1D e membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (CA-DT). Em 2009, recebeu o título de Doutor pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e, em 2013, fez Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2017, Ig Bittencourt atua em parceria com o Ministério de Educação na concepção de políticas de tecnologias educacionais baseadas em evidências.

Já a segunda palestra será proferida pela professora Patrícia Jaques abordando o tema “Sistemas Tutores Inteligentes: como a Inteligência Artificial pode assistir estudantes e professores na aprendizagem durante o isolamento social”.  Patrícia Jaques Maillard é doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutorado no Laboratório de Informática de Grenoble, na França. Realizou pós-doutorado na Carnegie Mellon University, em 2012, no Human-Computer Interaction Institute, nos Estados Unidos. Atualmente, é professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), onde orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. 

As palestras serão mediadas e coordenadas pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que é servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem” pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em congressos, revistas e periódicos nacionais e internacionais. 

Herbert Lima também coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), no Estado do Ceará, além de outros programas de formação de professores em nível de pós-graduação na área de Gestão Escolar, Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do Programa de Apoio Educacional do Mercosul (Pasem), realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. É também professor dos mestrados em ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE e do Mestrado em Tecnologia Educacional da UFC. Exerceu o cargo de diretor geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, no município de Sobral, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral, no Ceará.

- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/pcG1nxyKn_s
 - Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1 de inscrição: https://doity.com.br/educacao-sistemas-op1
- Opção 2 de inscrição: https://doity.com.br/educacao-sistemas-op2
- Opção 3 de inscrição: https://doity.com.br/educacao-sistemas-op3
- Opção 4 de inscrição: https://doity.com.br/educacao-sistemas-op4
- Opção 5 de inscrição: https://doity.com.br/educacao-sistemas-op5