quarta-feira, 29 de julho de 2020

Secretaria da Educação promoverá palestras sobre Estilo Startup de Empreendedorismo e Experiências de Robótica Educacional

Estão abertas as inscrições para o webinar abordando os temas Estilo Startup de Empreendedorismo e Experiências de Robótica Educacional. A transmissão será realizada, no sábado (01/08), às 14h, no canal da Secretaria da Educação de Sobral no Youtube. Para falar sobre os temas, o secretário da Educação, Prof. Dr. Herbert Lima, receberá o Prof. M.e. Julio Cesar dos Passos e o Prof. Dr. Vandilberto Pinto.

A primeira palestra abordará o tema “Experiências de Robótica Educacional: Treinamento e Competições” e será proferida por Vandilberto Pereira Pinto, professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS); e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral. É  Pós-Doutor pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela UFC, Especialização em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica no Centro Universitário Internacional, licenciado em Matemática pela UFC e tem formação técnica e tecnológica em Telecomunicações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará.

A segunda palestra será sobre "O Estilo Startup de Empreendedorismo utilizado como Metodologia Ativa de Aprendizagem no Ensino Superior”, proferida por Júlio Cesar Ferreira dos Passos. Júlio é mestre e pesquisador das áreas de educação em Engenharia e Gestão pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É especialista em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Educador Google Níveis 1 e 2 e Google Trainer. Realizou diversas especializações em Metodologias Ativas de Aprendizagem, Teorias, Métodos e Práticas para Educação a Distância pela Univesp. Licenciado em Matemática pela Anhanguera e Tecnólogo em Logística pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Atua como coordenador do Polo EaD, no Centro Universitário Max Planck, onde integra o grupo de Inovação e Tecnologia Aplicadas à Aprendizagem.

As palestras serão mediadas e coordenadas pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, servidor público federal no cargo de professor adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Herbert Lima possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática, com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem”, pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.


- Acompanhe a aula aqui: https://youtu.be/qxYagZV3Fs8
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1: https://doity.com.br/startup-robotica-op1
- Opção 2: https://doity.com.br/startup-robotica-op2
- Opção 3: https://doity.com.br/startup-robotica-op3
- Opção 4: https://doity.com.br/startup-robotica-op4
- Opção 5: https://doity.com.br/startup-robotica-op5