quinta-feira, 23 de julho de 2020

Live abordará os temas Gamificação da Educação e Análise do Discurso Digital na sexta (24)


A Secretaria da Educação de Sobral promoverá, na sexta-feira (24/07), uma live abordando os temas Gamificação da Educação e Análise do Discurso Digital. Para falar sobre os assuntos, o secretário da Educação, Prof. Dr. Herbert Lima, receberá o Prof. Dr. Seiji Isotani e os professores mestres Lailton Duarte e Isabel Lima. A live será transmitida pelo canal da Secretaria (youtube.com/seducsobral), a partir das 14h, e contará com certificação.

A primeira palestra será proferida pelo prof. Dr. Seiji Isotani, sobre o tema “Gamificação da Educação: o que é? Onde estamos? E para onde vamos?”. Seiji é titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão) com tese na área de Inteligência Artificial aplicado à aprendizagem colaborativa e Pós-Doutorado em Ciências Cognitivas na Carnegie Mellon University (EUA). 

Já os professores Lailton Duarte e Isabel Lima irão falar sobre o tema “Análise do Discurso Digital: Questões teóricas e práticas”. Lailton Duarte é graduado em Letras, com habilitação em Português e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará e bacharel em Direito, com habilitação Direito Público, pela Universidade de Fortaleza; tem mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é doutorando em Linguística pela UFC. Atualmente, é professor de Linguística e Língua Portuguesa e um dos coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Letras-Português da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus de Limoeiro do Norte, da Universidade Estadual do Ceará.

Isabel Muniz Lima é graduada em Letras pela UFC, especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade 7 de Setembro e Mestre em Linguística pelo Programa de pós-graduação em Linguística da UFC. Atualmente, cursa doutorado em Linguística também pela UFC. Atuou como professora de Língua Portuguesa na Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada.

As palestras serão mediadas e coordenadas pelo professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, que é servidor público federal no cargo de professor efetivo adjunto III da UFC. Herbert Lima possui graduação em Física, mestrado em Ciência da Computação com pesquisas em tecnologia aplicada à educação e doutorado em Teleinformática, com a tese “Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem”, pela UFC. Foi professor da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará. Coordenou diversos programas de formação de professores do Ministério da Educação no Ceará e tem mais de 30 livros publicados na área de educação, além de diversos artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais. É professor dos mestrados em Ensino de Ciências e Matemática da UFC e do IFCE. Foi diretor geral do Centro de Educação a Distância do Ceará, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação, e, desde 2017, é secretário municipal de educação de Sobral.

- Acompanhe a aula ao vivo em https://youtu.be/xlbDMCBjkT8
- Para realizar sua inscrição nesta aula/palestra escolha um dos links abaixo e preencha o formulário de inscrição nesta LIVE:
- Opção 1 de inscrição: https://doity.com.br/gamificacao-analise-discurso-op1
- Opção 2 de inscrição: https://doity.com.br/gamificacao-analise-discurso-op2
- Opção 3 de inscrição: https://doity.com.br/gamificacao-analise-discurso-op3
- Opção 4 de inscrição: https://doity.com.br/gamificacao-analise-discurso-op4
- Opção 5 de inscrição: https://doity.com.br/gamificacao-analise-discurso-op5