Quatro escolas municipais participaram, no mês de setembro, da terceira etapa da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional, abordando o tema “Imagem Corporal e Bullying”. A Jornada é promovida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o objetivo de divulgar as ações de educação nutricional nas escolas e estimular hábitos saudáveis.
As escolas que participam da Jornada são: Centro de Educação Infantil (CEI) Dolores Lustosa, no bairro Cohab III; CEI Terezinha de Jesus Ponte Aragão, no bairro Domingos Olímpio; Colégio Maria Dorilene Arruda Aragão, no Monsenhor Aloísio; e Escola José da Matta e Silva, no Campo dos Velhos. As escolas trabalham o mesmo tema com abordagens diferentes de acordo coma faixa etária dos alunos.No CEI Dolores Lustosa foram promovidas ações de produção coletiva de textos, exposição do material construído, apresentação teatral com a música “Normal é ser diferente” do grupo Palavra Cantada, oficinas para funcionários e professores sobre imagem corporal e um desfile cívico no entorno da escola com apresentação do tema para a comunidade.
“Promovemos esta atividade para as crianças aprenderem a conviver com a diversidade e, principalmente, construir uma relação positiva com sua imagem corporal. Envolvemos todo o ambiente escolar e comunidade local na luta contra qualquer tipo de preconceito e desrespeito pelo outro”, explica a diretora do CEI Dolores Lustosa, Ticiane Silva.A jornada já abordou os temas “Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar”, “Sustentabilidade na Alimentação Escolar” e “Imagem corporal e bullying”. O próximo tema abordado será “Movimento + Comida de Verdade = Saúde”.
