segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Educação de Sobral é modelo para o Ministério da Educação

VISITA DO MEC
Os excelentes resultados da educação de Sobral têm atraído a atenção do Ministério de Educação (MEC). O município recebeu, nos dias 28 e 29 de agosto, uma visita da segunda comitiva do MEC formada pelo secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, pelo diretor de Alfabetização Baseada em Evidência, Fábio de Barros, e pelo Diretor de Suporte Estratégico à Alfabetização, Eduardo Sallenave, acompanhados da presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Ada Pimentel.

A comitiva foi recebida pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes, juntamente com a vice-prefeita Christianne Coelho; o chefe de Gabinete, David Duarte, e o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima. Os gestores também visitaram o Centro de Educação Infantil Miguel Jocélio, e as Escolas José Ermírio de Moraes e José da Matta e Silva.


 Centro de Educação Infantil Miguel Jocélio

“Eu pude constatar, no planejamento desses professores, um trabalho muito intenso com as crianças para que elas adquiram habilidades como consciência fonêmica e entendam o princípio alfabético. Essas crianças, desde o primeiro ano, já começam a ler textos, e com fluência, o que garante a compreensão textual. Na pré-escola, eu vi crianças de 5 anos, que já liam suas primeiras palavras. Isso é o que nos impressiona. Então, nós vamos levar essa experiência de Sobral para o Ministério da Educação. Estamos contentes porque ela vai ao encontro da Política Nacional de Alfabetização”, disse o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.


Laboratório FabLearn
Na quinta-feira, a comitiva visitou o Colégio de Tempo Integral Maria Dorilene Arruda Aragão e o laboratório FabLearn, a Escola Edgar Linhares, o Planetário de Sobral, o Museu do Eclipse, a Casa da Avaliação Externa do Município de Sobral e a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional. “Há aqui um programa muito estruturado de formação de professores. Eu pude conversar com vários professores que, mensalmente, recebem essa formação. Há também um currículo muito estruturado, avaliação externa, interna. Então, tudo isso contribui para o sucesso das crianças na aquisição da leitura e da escrita”, avaliou Nadalim.


Escola José da Matta e Silva
Em maio, Sobral recebeu o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Macedo, que conheceu a rede pública municipal de ensino e as políticas públicas municipais para apresentar a política municipal de ensino.