segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Projeto “A Escola vai ao Cinema” premia estudantes da rede pública de Sobral



A Prefeitura de Sobral, Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e o Cinema da Rede Supermercado Pinheiro lançaram, na sexta-feira (20/09), a XI edição do projeto “A Escola vai ao Cinema” e premiaram os estudantes vencedores do Concurso de Redação “Minha Escola vai ao Cinema”. O evento foi aberto pelo educadora da Brinquedoteca Municipal, Taffa Teixeira.

Os estudantes vencedores do concurso de redação foram: 1° lugar -  Ana Alycia da Silva (3º ano na Escola José da Matta) e Sterfany Albino (9º ano no Colégio Maria Dias Ibiapina) ganharam um computador; 2º lugar - Eveline Gadelha (4º ano na Escola José da Matta) e William Sousa (9º ano no Colégio Maria Dias Ibiapina) ganharam um passaporte de um ano para o cinema Pinheiros; e em 3º lugar - Juliano Boris (4º ano na Escola Emílio Sendim) e Juliana Teixeira (9º ano no Colégio Maria Dias Ibiapina) ganharam um passaporte de seis meses para o cinema.




O projeto oferece o Seminário Cine Educação para docentes, visando orientá-los para utilizar a experiência vivida extra sala de aula, através de debates e reflexões. O projeto oferece também uma oficina de Animação com o orientador e coordenador do Núcleo de Animação do projeto, Telmo Carvalho, na qual os estudantes criam curtas de animação.


A curadora do projeto Elizabete Jaguaribe, que também é professora, disse que se sente muito feliz em estar realizando mais uma edição do projeto, porque sabe que ele contribui para o desenvolvimento de aprendizado do jovem. Ressaltou também que dá muito valor ao cinema nacional, pois considera que ele é um grande retrato da cultura e costumes brasileiros.



Participaram da solenidade o secretário da Educação, Herbert Lima, o representante do Pinheiro Supermercado, Bosco Pinheiro Júnior, a curadora do projeto, Elisabete Jaguaribe, a coordenadora de Educação Infantil do Município, Kathleen Arcanjo, além de diretores, coordenadores, professores, pais e estudantes das escolas municipais de Sobral.

O projeto “A Escola vai ao Cinema” é uma realização do Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social, Cinema Renato Aragão, Instituto Bom Vizinho, com apoio da Prefeitura de Sobral e Supermercado Pinheiro. O projeto visa contribuir para o processo de formação dos estudantes da rede pública, estimulando alunos e professores por meio do cinema, além de possibilitar aos alunos de escolas públicas o contato com outras referências culturais e estimular a valorização da produção cinematográfica nacional.


- Veja mais fotos aqui