sexta-feira, 20 de setembro de 2019

FabLearn | Estudantes da rede pública de Sobral aprendem sobre luz e cores em aula prática de Física


Estudantes do 9º ano da Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves tiveram uma aula prática de Física no laboratório FabLearn. Com base em conceitos da eletrônica, os alunos construíram lanternas nas cores primárias (azul, verde e vermelho), usando palitos de picolé, led’s, baterias e interruptores, e puderam aprender sobre reflexão, absorção, composição e decomposição da luz.

Com caixas de papelão de fundo preto e figuras de cores variadas iluminadas com as lanternas nas três cores, os estudantes puderam observar fenômenos da luz. “Quando o interior da caixa era iluminado com lanterna vermelha, a figura azul e a verde ficaram pretas, não sendo possível vê-la por conta do fundo também ser preto. Assim foi evidenciado o conceito de luz refletida ou absorvida pelas superfícies. Quando conseguimos enxergar um objeto é porque a luz foi refletida”, explica o professor do laboratório Adones Silva.


Posteriormente, os estudantes iluminaram o interior da caixa com as três lanternas, simultaneamente, com uma folha branca no fundo da caixa e um objeto no meio da caixa. Desta forma eles puderam perceber o fenômeno da composição de cores formando as cores amarelo, magenta, ciano e preto, e que a luz branca é formada pela junção de todas as cores, tendo em vista que era possível enxergar a folha ao fundo.



Os laboratórios FabLearn são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem, que já estão presentes em 15 países e duas escolas da rede municipal de Sobral. Eles contam com kits de robótica, eletrônica, impressora 3D, cortadora a laser, equipamentos de marcenaria, costura, entre outros. Viabilizados pela Fundação Lemann, a iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento do novo currículo de Ciências do município, que é alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências.