terça-feira, 17 de abril de 2018

Ministério da Educação abre inscrições para o Encceja 2018


Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O exame é voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. As inscrições seguem até às 23h59 do dia 27 de abril.

A aplicação das provas do Encceja Nacional será dia 5 de agosto de 2018. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos.

O exame é gratuito, mas quem faltar ao Encceja 2018 e quiser fazer o Encceja 2019 terá de justificar a ausência no sistema de inscrição do próximo ano para manutenção da gratuidade. Se a justificativa não for aprovada, o participante deverá ressarcir os cofres públicos para realizar o exame.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento, além de fazer uma redação, alcançando nota igual ou superior a cinco pontos, de uma escala que varia de zero a dez.

- Faça sua inscrição, clicando AQUI.